O suco de couve para o estômago ajuda a reduzir a queimação causada por gastrite ou refluxo, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antiácidas e cicatrizantes, aliviando a dor de estômago.
Isso porque o suco de couve tem glicosinolatos, alcaloides, vitamina C, betacarotenos e catequinas, que ajudam a equilibrar os ácidos do estômago, devendo ser consumido junto com uma alimentação saudável e variada.
Leia também: Dieta para gastrite: alimentos permitidos e proibidos (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-gastrite-e-ulceraApesar de ajudar a aliviar os sintomas de gastrite, o suco de couve para gastrite ou refluxo não deve substituir o tratamento indicado pelo gastroenterologista, devendo ser usado apenas um complemento. Saiba como é feito o tratamento para gastrite.
Benefícios do suco de couve para o estômago
Os principais benefícios do suco de couve para gastrite e queimação no estômago são:
- Neutraliza o ácido do estômago;
- Reduzir a inflamação da mucosa do estômago;
- Alivia o refluxo de ácido do estômago para o esôfago ou boca;
- Diminui a azia e sensação de queimação;
- Ajuda na cicatrização do estômago.
Esses benefícios se devem aos glicosinolatos, alcaloides, vitamina C, betacaroteno e catequinas, presentes na couve, propriedades anti-inflamatórias e antiácidas.
Leia também: 10 benefícios da couve e como consumir (com receitas saudáveis) tuasaude.com/couveQual o melhor horário para tomar suco de couve para gastrite?
O suco de couve para gastrite e queimação no estômago pode ser tomado a qualquer hora do dia.
No entanto, para aumentar a absorção dos nutrientes da couve, é recomendado tomar o suco de couve em jejum, ou seja, 1 hora antes ou 2 horas após uma refeição.
Como preparar
Para fazer o suco de couve para gastrite e queimação no estômago, pode-se usar apenas usar algumas folhas de couve, ou adicionar outros alimentos como maçã ou melão, por exemplo.
1. Suco de couve simples
O suco de couve simples é feito apenas com couve e água, ajudando a aliviar a queimação no estômago e os sintomas de gastrite.
Ingredientes:
- 3 folhas de couve manteiga lavadas e higienizadas;
- 200 mL de água filtrada ou fervida.
Modo de preparo:
Picar as folhas de couve e adicionar no liquidificador com a água. Bater bem, coar e tomar em seguida.
2. Suco de couve com maçã
O suco de couve com maçã, além de ter as propriedades da couve, possui pectina, um tipo de fibra solúvel presente na maçã que ajuda a proteger a mucosa do estômago.
Isso porque a pectina neutraliza o excesso de ácido do estômago, aliviando a gastrite e queimação. Veja outros benefícios da maçã para a saúde.
Ingredientes:
- 3 folhas de couve manteiga;
- 1 maçã madura com casca;
- ½ copo de água filtrada ou fervida.
Modo de preparo:
Lavar bem as folhas de couve e a maçã. Picar a couve em tamanhos grandes e a maçã em cubos. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Coar e beber a seguir.
3. Suco de couve com gengibre
O gengibre também pode ser adicionado ao suco de couve, pois contém chogaol e zingerona, com ação anti-inflamatória e carminativa que diminuem a acidez do estômago, sendo uma boa opção para ajudar a combater a queimação.
Além disso, o gengibre tem ação antiemética, que ajuda a reduzir as náuseas causada pela gastrite.
Ingredientes:
- 1 folha de couve manteiga lavada e picada;
- 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
- 1 copo de água filtrada ou fervida.
Modo de preparo:
Adicionar os ingredientes no liquidificador e bater. Em seguida, pode-se coar o suco, que deve ser bebido logo após o preparo.
4. Suco de couve com melão
O melão, adicionado no suco de couve, também ajuda a reduzir a queimação no estômago e gastrite, pois contém magnésio na sua composição que ajuda a neutralizar o ácido do estômago.
Ingredientes:
- 2 folhas de couve com o talo lavada e picada;
- 1 xícara (de chá) de melão cortado em cubos;
- 1 xícara (de chá) de água de coco;
- 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes num liquidificador e bater por 3 minutos ou até obter uma mistura homogênea. Coar o suco e beber até 4 porções por dia.
Leia também: 10 remédios caseiros para gastrite (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-gastriteOutras dicas para diminuir a queimação no estômago
Para diminuir a queimação no estômago, é importante seguir as orientações do gastroenterologista, que pode indicar o uso de remédios, como hidróxido de alumínio ou de magnésio ou omeprazol, por exemplo.
Além disso, outras dicas que também podem ajudar a aliviar a queimação no estômago são:
- Evitar alimentos gordurosos, como batata frita, linguiça, manteiga, pizza e cachorro quente;
- Evitar bebidas com cafeína, como café, chá preto e chocolate;
- Comer várias vezes ao dia, fracionando as refeições em pequenas porções, a cada 2 ou 3 horas, e evitando exageros;
- Evitar bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumantes
- Praticar atividade física de regularmente, mas evitar os exercícios isométricos, como a prancha.
Outra dica para aliviar a queimação no estômago é dormir virado para lado esquerdo, pois assim é possível evitar que o conteúdo ácido do estômago retorne para o esôfago e cause a sensação de queimação e desconforto.
Além disso, beber alguns chás como chá de gengibre, de espinheira-santa ou de funcho possuem propriedades anti-inflamatórias e antiácidas, ajudando também a diminuir a queimação. Conheça outros chás que aliviam a queimação.
Confira no vídeo a seguir o que comer para aliviar a sensação de queimação e outros sintomas de gastrite: