Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é anedonia, sintomas e como é feito o tratamento

A anedonia corresponde à perda da satisfação e interesse em realizar diversas atividades, como sair com os amigos, ir ao cinema ou passear na praia, por exemplo, que antes eram consideradas agradáveis.

Este tipo de alteração é muito comum em pessoas que têm diminuição na produção de dopamina, uma importante hormona relacionada com a sensação de prazer. Além disso, a presença de transtornos psicológicos, como depressão ou esquizofrenia, assim como o consumo de algumas substâncias também pode estar na origem da anedonia.

É importante que a causa seja identificada para que o tratamento possa ser mais direcionado, podendo ser recomendada a realização de sessões de psicoterapia ou ser indicado o uso de medicamentos antidepressivos receitados pelo psiquiatra.

O que é anedonia, sintomas e como é feito o tratamento

Sintomas de anedonia

Os principais sintomas que podem indicar anedonia incluem:

  • Perda de interesse por atividades que se realizava anteriormente;
  • Dificuldades de concentração;
  • Alterações do sono, podendo haver insônia ou sono excessivo;
  • Perda ou aumento do peso;
  • Perda da libido.

A anedonia é um dos principais sintomas do transtorno depressivo maior. Além disso, doenças como esquizofrenia, psicose, doença de Parkinson, anorexia nervosa, abuso de drogas e uso de medicamentos como antidepressivos e antipsicóticos usados para o tratamento da depressão, também podem causar anedonia.

Alguns fatores de risco podem também levar ao desenvolvimento de anedonia, como a ocorrência de eventos traumáticos ou estressantes, história de abuso ou negligência, doenças que tenham um grande impacto na qualidade de vida da pessoa, um distúrbio alimentar ou histórico familiar de depressão maior ou esquizofrenia.

Como é feito o tratamento

A anedonia tem cura, mas pode ser muito difícil de tratar. Geralmente consiste no tratamento da doença que está na sua origem, como a depressão ou outra doença psiquiátrica.

A primeira opção é a psicoterapia com um terapeuta, que avalia o estado psicológico da pessoa e se necessário encaminha-a para um psiquiatra, que poderá prescrever medicamentos como antidepressivos ou remédios direcionados para o problema psiquiátrico que a pessoa tenha.

O acompanhamento médico deve ser feito regularmente, de forma a identificar possíveis efeitos colaterais causados pelos medicamentos e de forma a ajustar a dose, para que se obtenham melhores resultados.

Como a anedonia é, na maioria dos casos, um dos sintomas de depressão, é importante que essa condição seja identificada e tratada. Veja no vídeo a seguir algumas formas de identificar e de ajudar outras pessoas que têm depressão:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem