Amnésia é a perda significativa de memória, que pode afetar lembranças antigas ou dificultar a formação de novas, podendo durar alguns minutos ou horas ou levar a perda de memória permanente.
A amnésia pode ser desencadeada por traumas físicos ou psicológicos, por uso recorrente de medicamentos, alcoolismo, infecções, doenças neuronais ou presença de tumor no cérebro.
Assim, caso seja notada perda de memória recente ou antiga, é recomendado consultar o neurologista ou psiquiatra para identificar a causa da amnésia e iniciar o tratamento, que pode envolver reabilitação cognitiva e terapia ocupacional.
Sintomas de amnésia
Os sintomas da amnésia variam conforme o tipo e incluem:
- Dificuldade para lembrar eventos passados;
- Dificuldade para aprender e guardar novas informações;
- Esquecimento de nomes, rostos e locais;
- Confusão ou desorientação sobre tempo e lugar;
- Repetição frequente de perguntas ou afirmações;
- Dor de cabeça e tontura;
- Ansiedade.
Entretanto, a amnésia não afeta a inteligência, a personalidade, o julgamento ou a consciência.
Habilidades como andar de bicicleta ou tocar piano, costumam ser preservadas, assim como a capacidade de falar e escrever.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da amnésia é feito pelo neurologista ou psiquiatra, com base na avaliação dos sintomas, histórico clínico e exame físico da pessoa.
Para confirmar o diagnóstico, é necessário descartar outras possíveis causas da perda de memória, como infecções, lesões ou doenças neurológicas. Por isso, exames como tomografia, ressonância magnética, EEG, exames de sangue e testes de memória podem ser solicitados pelo médico.
Marque uma consulta com o neurologista mais próximo da sua região, utilizando essa ferramenta:
Tipos de amnésia
Os principais tipos de amnésia são:
1. Amnésia anterógrada
Amnésia anterógrada é um tipo de amnésia em que a pessoa tem dificuldade para formar novas memórias após o evento que causou o problema.
Neste tipo de amnésia, a pessoa consegue lembrar de fatos antigos, mas tende a esquecer o que acabou de acontecer.
Essa condição pode ser temporária ou permanente e geralmente está relacionada a lesões no cérebro, doenças neurológicas ou outros danos que afetam o sistema de memória.
2. Amnésia dissociativa
A amnésia dissociativa acontece por causa de traumas emocionais ou choques psicológicos. Neste caso, a mente bloqueia lembranças difíceis, como uma forma de proteção.
Pode durar pouco tempo ou, em casos mais raros, ser prolongada, variando conforme onde e como as memórias são afetadas.
Leia também: Transtorno dissociativo: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/transtorno-dissociativo3. Amnésia global transitória
A amnésia global transitória é uma condição rara e passageira que causa perda súbita da memória, afetando as memórias antigas e a capacidade de formar novas.
Geralmente dura menos de 24 horas, com recuperação total e sem deixar sequelas.
4. Amnésia alcoólica
A amnésia alcoólica, ou blackout alcoólico, ocorre quando o consumo excessivo de álcool afeta temporariamente a capacidade do cérebro de formar novas memórias.
Leia também: Amnésia alcoólica (blackout): o que é, por que acontece, como identificar (e como evitar) tuasaude.com/blackout-alcoolicoDurante esse período, a pessoa pode agir normalmente, mas depois não lembra dos eventos que ocorreram enquanto estava alcoolizada. Essa amnésia está relacionada à intoxicação alcoólica aguda.
5. Amnésia retrógrada
Amnésia retrógrada é quando a pessoa tem dificuldade para lembrar de eventos que aconteceram antes do problema que causou a amnésia. Apesar disso, ela continua capaz de formar novas memórias.
Em alguns casos, a recuperação das lembranças antigas pode ocorrer com o tempo, dependendo da causa.
6. Síndrome de Wernicke-Korsakof
A Síndrome de Wernicke-Korsakof é uma condição neurológica causada pela falta de vitamina B1, que ocorre principalmente em pessoas com desnutrição ou que fazem o uso abusivo de álcool por longos períodos.
Essa síndrome provoca danos cerebrais e pode resultar em amnésia mais prolongada, e geralmente dificultando a criação de novas memórias.
Leia também: Síndrome de Korsakoff: o que é, sintomas e tratamento (tem cura?) tuasaude.com/sindrome-de-korsakoffPossíveis causas
As possíveis causas de amnésia podem incluir:
- Traumatismo craniano;
- Doenças cerebrais, como tumores, epilepsia, Alzheimer e outras demências;
- Acidente Vascular Cerebral;
- Falta de oxigênio no cérebro;
- Infecções e inflamações no sistema nervoso, como encefalite hepática;
- Convulsões;
- Traumas psicológicos;
- Uso recorrente de alguns medicamentos, como anfotericina B ou lítio;
- Carências vitamínicas, especialmente da vitamina B1;
- Alcoolismo.
Além disso, a amnésia também pode estar relacionada ao estresse intenso, à privação do sono e aos efeitos naturais do envelhecimento. Conheça outras causas da perda de memória.
Diferença entre amnésia e Alzheimer
A principal diferença entre Alzheimer e amnésia está na causa e na progressão do problema. A amnésia é uma perda de memória que pode surgir de forma repentina, por trauma, estresse ou lesão, e muitas vezes é temporária ou localizada.
Já o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que piora com o tempo e pode levar à amnésia, mas também afeta o raciocínio, a linguagem e o comportamento. Veja outros sintomas do Alzheimer.
Como é feito o tratamento
O tratamento da amnésia deve ser orientado pelo neurologista ou psiquiatra e pode ser direcionado à causa do problema, como infecções, tumores ou deficiências nutricionais.
Leia também: 10 suplementos para melhorar a memória e a concentração tuasaude.com/suplementos-para-a-menteEm casos de amnésia transitória, o quadro costuma se resolver sozinho em menos de 24 horas, embora seja recomendável ficar sob observação médica.
Já na amnésia ligada a traumas emocionais, o tratamento envolve remover ou reduzir os gatilhos e pode incluir o uso de medicamentos para ansiedade ou depressão, além de acompanhamento psicológico.
A reabilitação cognitiva e a terapia ocupacional também podem ser indicadas para ajudar a lidar com a perda de memória, incluindo o uso de agendas, anotações e lembretes no celular, por exemplo. Conheça exercícios para memória.
Amnésia tem cura?
A amnésia pode ter cura ou melhora, dependendo da sua causa. Em casos temporários ou psicológicos, como na amnésia dissociativa, amnésia alcoólica e amnésia global transitória, a recuperação é possível.
Já em casos ligados a danos cerebrais permanentes, como na amnésia anterógrada, pode ser irreversível. Ainda assim há tratamentos e terapias que ajudam a pessoa a se adaptar à condição.