Alopécia por tração: sintomas, causas e tratamento

Dermatologista
março 2023

A alopecia de tração é uma situação que acontece quando se faz penteados muito apertados no cabelo, sendo mais comum de acontecer em mulheres que fazem procedimentos químicos, como alisamentos e coloração.

Como resultado dos penteados apertados, como tranças e rabos de cavalo, por exemplo, é possível que os fios fiquem mais fragilizados e tenham seu ciclo de crescimento alterado devido à inflamação da região, causando vermelhidão e descamação da região, aparecimento de pequenos carocinhos e queda de cabelo.

É importante que o dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação do couro cabeludo e seja indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos que estimulam o crescimento dos fios.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de alopecia por tração

Os principais sinais e sintomas indicativos de alopecia por tração são:

  • Vermelhidão na margem do couro cabeludo, principalmente na parte da frente e ao lado;
  • Aparecimento de carocinhos na região;
  • Descamação local;
  • Aparecimento de fios mais curtos nas margens do couro cabeludo;
  • Diminuição da quantidade de cabelos na região e falta de crescimento.

Na presença de sinais e sintomas de alopecia de tração, é importante que o dermatologista seja consultado para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da alopecia de tração deve ser feito pelo dermatologista a partir da avaliação do couro cabeludo da pessoa, principalmente da região com pouco ou nenhum cabelo. Em alguns casos, o médico pode coletar uma pequena amostra do couro cabeludo para descartar outras possíveis causas da queda de cabelo. Conheça outras causas de queda de cabelo.

Principais causas

A alopecia de tração é causada principalmente pelo hábito de fazer penteados muito apertados, como rabos de cavalo, coques e tranças, por exemplo. Esses penteados podem provocar danos aos fios, interferindo no ciclo de seu crescimento e causando a queda.

Esse tipo de alopecia é mais frequente em mulheres, principalmente entre as que fazem procedimentos químicos, como coloração e alisamento, já que os fios podem ficar mais frágeis.

Como é feito o tratamento

O tratamento para alopecia de tração seja orientado pelo dermatologista, que pode indicar o uso de medicamentos que estimulam o crescimento dos fios no local, como o minoxidil e a finasterida, por exemplo. Confira como usar os remédios para queda de cabelo.

Nos casos em que há muitos sintomas de inflamação, o médico pode também indicar o uso de medicamentos corticoesteroides na forma de pomada e antibióticos, em alguns casos. Além disso, é importante evitar fazer penteados muito apertados para evitar que os fios continuem fragilizados.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcela Lemos - Biomédica. Atualizado e revisto clinicamente por Dr. Leonardo Rotolo Araújo - Dermatologista, em março de 2023.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Alopecia de tração. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/alopecia-de-tracao/>. Acesso em 15 mar 2023
Revisão clínica:
Dr. Leonardo Rotolo Araújo
Dermatologista
Dermatologista, graduado pela Unisul, com CRM-RJ 100411-5 e membro da SBD e SBCD. Coordenador da Dermatologia do Hospital Caxias D'Or.