28 alimentos ricos em magnésio

Atualizado em março 2024

Os alimentos ricos em magnésio são principalmente as sementes, como a semente de abóbora, linhaça e de gergelim, os frutos secos, como a amêndoa e o amendoim, e os cereais integrais, como gérmen de trigo e a aveia.

Além disso, o magnésio também pode ser encontrado em vegetais de folhas escuras, como espinafre e a acelga, por exemplo, já que esse mineral é um componente essencial da clorofila.

O magnésio é um mineral essencial usado pelo organismo para funções como formação de proteínas, manutenção do funcionamento do sistema nervoso, controle dos níveis de açúcar no sangue e da pressão arterial. Além disso, o magnésio também facilita a transmissão de impulsos nervosos e regula as contrações musculares.

Conheça mais sobre as funções do magnésio com a nutricionista Tatiana Zanin:

Lista de alimentos ricos em magnésio

A tabela a seguir traz as 25 principais fontes de magnésio da alimentação, com a quantidade deste mineral presente em 100 g de alimento:

Alimentos (100 g) Quantidade de magnésio
1. Sementes de abóbora torrada 550 mg
2. Arroz integral cozido 39 mg
3. Gérmen de trigo 239 mg
4. Castanha-do-pará 376 mg
5. Sementes de gergelim 351 mg
6. Cacau puro em pó 351 mg
7. Sementes de linhaça 392 mg
8. Castanha-de-caju 292 mg
9. Grão de soja cozida 86 mg
10. Amêndoas 270 mg
11. Amendoim 188 mg
12. Aveia 177 mg
13. Tofu grelhado 60 mg
14. Grão-de-bico cozido 48 mg
15. Espinafre cru 79 mg
16. Acelga cozida 86 mg
17. Farinha de centeio integral 160 mg
18. Quiabo cru 57 mg
19. Quinoa cozida 64 mg
20. Feijão preto cozido 70 mg
21. Tamarindo 92 mg
22. Queijo parmesão 44 mg
23. Merluza fresca 39 mg
24. Salmão cozido 37 mg
25. Pistache 109 mg
26. Nozes 158 mg
27. Feijão branco cozido 47 mg
28. Ameixa seca 41 mg

Outros alimentos que também possuem boas quantidades de magnésio são leite, iogurte, milho, figo, favas, banana e abacate.

Um adulto saudável precisa ingerir entre 310 mg a 420 mg de magnésio por dia, o que pode ser facilmente alcançado pela alimentação. Confira a recomendação diária de magnésio para cada pessoa.

Sintomas da falta de magnésio

A falta de magnésio no organismo pode provocar alguns sintomas, sendo os principais:

  • Cãibras;
  • Tremores;
  • Dor muscular;
  • Perda do apetite;
  • Cansaço;
  • Apatia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Falta de memória.

A deficiência de magnésio pode ser causada pela baixa ingestão de alimentos fonte desse mineral.

Além disso, algumas condições que aumentam o risco dessa deficiência são idade avançada; doenças gastrointestinais, como doença de Crohn, doença celíaca e pós cirurgia bariátrica; diabetes tipo 2; consumo excessivo de álcool; doenças renais; e medicamentos, como cicloserina, furosemida, tiazidas, tetraciclinas e anticoncepcionais orais.

Quando usar suplementos

O uso de suplementos de magnésio pode ser indicado pelo obstetra durante a gravidez, para ajudar a combater o cansaço e a azia que são comuns durante a gestação, além de ajudar a prevenir contrações uterinas antes da hora. Entenda melhor como usar o magnésio na gravidez.

Os suplementos de magnésio também podem ser indicados para pessoas com problemas que diminuem os níveis de magnésio no organismo, como diabetes, envelhecimento, consumo excessivo de álcool e uso de alguns medicamentos, por exemplo. No entanto, a suplementação com magnésio deve sempre ser indicada por um médico ou nutricionista.

Excesso de magnésio

O excesso de magnésio dos alimentos não causa risco à saúde em pessoas saudáveis, porque os rins eliminam as quantidades excessivas desse mineral pela urina. No entanto, altas doses de medicamentos ou suplementos de magnésio geralmente causam diarreia, náuseas e cólicas abdominais.

Além disso, doses muito grandes de laxantes e antiácidos contendo magnésio podem provocar toxicidade, causando sintomas como pressão baixa, náusea, vômito, vermelhidão facial, retenção de urina, fraqueza muscular, dificuldade para respirar, batimento cardíaco irregular e parada cardíaca.

O risco de intoxicação por suplementos ou medicamentos com magnésio aumenta em casos de comprometimento da função renal ou insuficiência renal, pois nessas situações a capacidade de remover o excesso de magnésio do organismo é reduzida ou perdida.

Vídeos relacionados