7 alimentos para limpar e desintoxicar o fígado

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
abril 2021

Os alimentos desintoxicantes do fígado são aqueles que possuem propriedades que ajudam o organismo a eliminar gorduras e toxinas responsáveis por aumentar a inflamação no organismo e causar doenças.

Fazer uma alimentação saudável e variada, baseada principalmente em produtos naturais e sem industrializados e bebidas alcoólicas é a melhor forma de prevenir problemas no fígado e o excesso de gordura abdominal, que também causa problemas em outros órgãos do corpo, como coração e rins. Saiba reconhecer os sintomas de problemas no fígado.

Veja a seguir alguns alimentos que auxiliam no funcionamento do fígado:

1. Limão

O limão é uma fruta que contém elevadas quantidades de vitaminas e polifenóis que proporcionam diversos benefícios para a saúde devido à sua ação anticancerígena, anti-inflamatória, diurética, antisséptica, antimicrobiana e protetora cardiovascular, além de ser depurativa do sangue e do fígado.

Além disso, o limão é muito utilizado no tratamento de gripe e resfriado e pode ser consumido na forma de limonada ou acrescentando às refeições e saladas.

2. Brócolis

Alguns estudos demonstram que o consumo de brócolis pode ajudar a prevenir o câncer de fígado em pessoas que não consomem bebidas alcoólicas. Além disso, pode ajudar a prevenir o excesso de gordura no fígado e a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

O brócolis também pode ajudar a combater a osteoporose, a diabetes, a hipertensão, melhorar o sistema imunológico, proteger os olhos e atuar como protetor gástrico, já que é rico em cálcio, vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio, ácido fólico e antioxidantes. Também possui fibras que diminuem a absorção das gorduras e de colesterol a nível intestinal e que também ajudam a regular o açúcar no sangue.

3. Chá verde

O chá verde é rico em catequinas e antioxidantes que atuam sobre a gordura acumulada, favorecendo a oxidação das gorduras e ajudando a aumentar o colesterol bom. Além disso, esses antioxidantes previnem danos celulares que podem dar origem ao câncer, não só de fígado, mas de qualquer parte do organismo.

Além disso, o chá verde é cardio e neuroprotetor, anticancerígeno, antidiabético e promove a saúde dos vasos sanguíneos. É recomendado que seja tomado pelo menos 4 xícaras de chá verde por dia para obter todos os benefícios.

Também existem cápsulas de chá verde, no entanto não devem ser consumidas por pessoas que já possuem problemas nos fígado.

4. Café

O consumo regular de café traz benefícios para o fígado como reduzir a inflamação e o risco de cirrose e de câncer. Esses efeitos parecem ser devido a uma menor deposição de gordura no fígado, ao aumento do colesterol bom e da adiponectina. Conheça outros benefícios do café.

A adiponectina é um hormônio que participa do metabolismo das gorduras e açúcares, favorecendo a oxidação das gorduras e diminuindo a resistência à insulina, que é comum na diabetes e na obesidade.

A recomendação de cafeína para adultos saudáveis é de 400 mg/dia, o que representa 2 a 3 xícaras de café sem açúcar por dia.

5. Oleaginosas

Os frutos secos como amêndoas, nozes, castanha, amendoim, castanha do Pará e avelã, assim como as sementes de chia, girassol, linhaça, abóbora e gergelim são ricos em ômega-3, vitamina E e do complexo B e minerais.

Além das vitaminas e minerais, os frutos secos possuem fibras que diminuem a absorção de gordura a nível intestinal e favorecer o aumento do colesterol bom HDL, protegendo o fígado e evitando o acúmulo de gordura no fígado.

Como as oleaginosas são calóricas, é recomendado consumir em pequenas quantidades para obter os seus benefícios, podendo ser utilizadas nos lanches juntamente com o iogurte ou frutas, ou também ser adicionado em saladas ou bolos.

6. Chá de boldo

O chá de boldo possui ação protetora sobre as células hepáticas, pois possui uma substância chamada boldina que estimula a produção e expulsão da bile, o que favorece a absorção das gorduras a nível intestinal e diminui o colesterol. 

Além disso, também possui propriedades estimulantes e tônicas que ativam a secreção de saliva e do suco gástrico, sendo utilizado nos casos de dispepsia, gases intestinais e prisão de ventre. Para preparar o chá, deve-se utilizar 2 gramas de folhas por cada xícara de água, podendo beber várias vezes ao dia.

7. Suco de beterraba

O suco de beterraba é rico em antioxidantes chamados carotenoides e flavonoides, que ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a produção de enzimas hepáticas. Além disso, o suco de beterraba ajuda a melhorar a circulação sanguínea, controlando a pressão arterial e prevenindo doenças cardíacas.

8. Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem é rico em gorduras boas e antioxidantes que trazem diversos benefícios para a saúde do fígado, como controlar sua produção enzimática e reduzir a deposição de gorduras nele. Além disso, ele ajuda no controle de colesterol, que é produzido e distribuído a partir do fígado, melhorando também a circulação sanguínea nesse órgão.

Assim, além de ter uma alimentação saudável e balanceada, deve-se tentar incluir esses alimentos na dieta pelo menos 3 vezes por semana para obter maiores benefícios para o fígado.

Confira outras opções de remédios caseiros para o fígado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2021.

Bibliografia

  • US NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Protective Effects of Lemon Juice on Alcohol-Induced Liver Injury in Mice. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5439254/>. Acesso em 04 abr 2019
  • ALVES Carlos. Verduras e legumes que curam. 1º. Brasil: Vozes, 2013. 65-70.
Mostrar bibliografia completa
  • EXAMINE.COM. Green Tea Catechins. Disponível em: <https://examine.com/supplements/green-tea-catechins/>. Acesso em 04 abr 2019
  • EXAMINE.COM. Coffee. Disponível em: <https://examine.com/supplements/coffee/>. Acesso em 04 abr 2019
  • EXAMINE.COM. Caffeine consumption: how much is safe?. Disponível em: <https://examine.com/nutrition/caffeine-consumption/>. Acesso em 04 abr 2019
  • COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011. 82-83.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • COMO ACABAR DE VEZ COM A GORDURA NO FÍGADO

    10:11 | 1508977 visualizações
  • A MELHOR DIETA DETOX

    04:52 | 858996 visualizações
  • Sopa DETOX para Emagrecer

    02:26 | 1029786 visualizações