A agenesia do corpo caloso é uma doença que ocorre quando as fibras nervosas que o compõem, não se formam corretamente. O corpo caloso tem como função estabelecer uma conexão entre os hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, permitindo a transmissão de informações entre eles.
Apesar de ser assintomática na maioria das vezes, em alguns casos pode ocorrer a síndrome de desconexão cerebral, no qual o aprendizado e a memória não são compartilhados entre os dois hemisférios do cérebro, podendo levar à ocorrência de sintomas, como diminuição do tônus muscular, dor de cabeça, convulsões, entre outros.

Possíveis causas
A agenesia do corpo caloso é uma doença causada por um defeito congênito que consiste numa ruptura da migração das células cerebrais durante o desenvolvimento fetal, que pode ocorrer devido a defeitos cromossômicos, infecções virais na mãe, exposição do feto a certas toxinas e medicamentos ou devido à presença de cistos no cérebro.
Quais os sintomas
Geralmente, a agenesia do corpo caloso é assintomática, no entanto, em alguns casos podem ocorrer sintomas como convulsões, atrasos no desenvolvimento cognitivo, dificuldade para comer ou engolir, atrasos no desenvolvimento motor, deficiências visuais e auditivas, dificuldades na coordenação muscular, problemas do sono e insônia, défice de atenção, comportamentos obsessivos e problemas na aprendizagem.
Em que consiste o diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado durante a gestação e a agenesia do corpo caloso pode ainda ser detetada no pré-natal, através de uma ultrassonografia.
Quando não diagnosticada precocemente, esta doença pode ser facilmente percebida através de um exame clínico associado a exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Como é feito o tratamento
A agenesia do corpo caloso não tem cura, ou seja, não é possível restaurar o corpo caloso. Geralmente, o tratamento consiste no controle dos sintomas e das convulsões e melhora da qualidade de vida do indivíduo.
Para isso, o médico pode receitar remédios para controlar as convulsões e recomendar sessões de terapia da fala, fisioterapia para melhorar a força muscular e a coordenação, terapia ocupacional para melhorar a capacidade de comer, vestir-se ou andar, por exemplo, e proporcionar à criança condições de educação especiais, para auxiliar nos problemas de aprendizagem.