Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a agenesia do corpo caloso e como é feito o tratamento

A agenesia do corpo caloso é uma doença que ocorre quando as fibras nervosas que o compõem, não se formam corretamente. O corpo caloso tem como função estabelecer uma conexão entre os hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, permitindo a transmissão de informações entre eles.

Apesar de ser assintomática na maioria das vezes, em alguns casos pode ocorrer a síndrome de desconexão cerebral, no qual o aprendizado e a memória não são compartilhados entre os dois hemisférios do cérebro, podendo levar à ocorrência de sintomas, como diminuição do tônus muscular, dor de cabeça, convulsões, entre outros. 

O que é a agenesia do corpo caloso e como é feito o tratamento

Possíveis causas

A agenesia do corpo caloso é uma doença causada por um defeito congênito que consiste numa ruptura da migração das células cerebrais durante o desenvolvimento fetal, que pode ocorrer devido a defeitos cromossômicos, infecções virais na mãe, exposição do feto a certas toxinas e medicamentos ou devido à presença de cistos no cérebro.

Quais os sintomas

Geralmente, a agenesia do corpo caloso é assintomática, no entanto, em alguns casos podem ocorrer sintomas como convulsões, atrasos no desenvolvimento cognitivo, dificuldade para comer ou engolir, atrasos no desenvolvimento motor, deficiências visuais e auditivas, dificuldades na coordenação muscular, problemas do sono e insônia, défice de atenção, comportamentos obsessivos e problemas na aprendizagem.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico pode ser realizado durante a gestação e a agenesia do corpo caloso pode ainda ser detetada no pré-natal, através de uma ultrassonografia.

Quando não diagnosticada precocemente, esta doença pode ser facilmente percebida através de um exame clínico associado a exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Como é feito o tratamento

A agenesia do corpo caloso não tem cura, ou seja, não é possível restaurar o corpo caloso. Geralmente, o tratamento consiste no controle dos sintomas e das convulsões e melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Para isso, o médico pode receitar remédios para controlar as convulsões e recomendar sessões de terapia da fala, fisioterapia para melhorar a força muscular e a coordenação, terapia ocupacional para melhorar a capacidade de comer, vestir-se ou andar, por exemplo, e proporcionar à criança condições de educação especiais, para auxiliar nos problemas de aprendizagem.

Bibliografia >

  • BARBOSA, Ana Mirella Muniz et. al.. Agenesia Parcial de Corpo Caloso: Um Relato de Caso em Paciente Pediátrico. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. 21. 3; 56-58, 2018
  • BRAIN FOUNDATION. Agenesis Corpus Callosum. Disponível em: <https://brainfoundation.org.au/disorders/agenesis-corpus-callosum/>. Acesso em 16 Mai 2019
  • NATIONAL INSTITUTE OF NEUROLOGICAL DISORDERS AND STROKE. Agenesis of the Corpus Callosum Information Page. Disponível em: <https://www.ninds.nih.gov/Disorders/All-Disorders/Agenesis-Corpus-Callosum-Information-Page>. Acesso em 16 Mai 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem