Goma xantana: o que é, para que serve e como usar

julho 2022

A goma xantana é um aditivo alimentar rico em fibra solúvel, um tipo de fibra que forma um tipo de gel no estômago e aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a sensação de saciedade e ajudando, assim, na perda de peso.

Além disso, a goma xantana ajuda a combater a prisão de ventre, pois aumenta a quantidade de água no intestino, hidratando e amaciando as fezes, o que facilita a evacuação. Veja outros alimentos que também ajudam a combater a prisão de ventre.

Obtida a partir da fermentação de alimentos, a goma xantana é muito usada pela indústria na fabricação de alimentos, cosméticos e remédios. Além disso, a goma xantana também é encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias, podendo ser usada para engrossar molhos, sucos e sobremesas, e aumentar a maciez de pães e bolos, por exemplo.

Por ser uma fibra solúvel que ajuda a diminuir a fome e melhorar a função intestinal, a goma xantana pode ser usada para:

1. Combater a prisão de ventre

A goma xantana combate a prisão de ventre, por ser rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que facilita a hidratação e maciez das fezes, facilitando as evacuações.

No entanto, é importante lembrar que para ajudar no combate à prisão de ventre, deve-se beber bastante água, para hidratar a goma e facilitar a eliminação das fezes. Saiba a quantidade de água recomendada para cada pessoa.

2. Ajudar na perda de peso

Por ser rica em fibras, a goma xantana aumenta a absorção de água e forma um tipo de gel no estômago, prolongando o tempo de digestão dos alimentos e aumentando a saciedade, ajudando, assim, na perda de peso. Veja outras dicas para aumentar a saciedade.

3. Diminuir o colesterol sanguíneo

A goma xantana é rica em fibras que reduzem a absorção da gordura dos alimentos no intestino, ajudando a diminuir os níveis de colesterol do sangue e evitando, assim, o surgimento de doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.

4. Prevenir a diabetes

A goma xantana diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

Além disso, a goma xantana também ajuda a controlar os níveis de açúcar em pessoas que já possuem diabetes, prevenindo o risco de complicações da doença, como lesões nos rins, catarata e derrame, por exemplo. Conheça as principais complicações da diabetes.

5. Facilita a ingestão de alimentos

A goma xantana aumenta a viscosidade de líquidos, como sopas, molhos e sucos, facilitando a ingestão desses alimentos, sendo, por isso, recomendada para pessoas com doenças que podem causar dificuldades para engolir, como doença de Parkinson, derrame e esclerose múltipla.

Como consumir

A goma xantana é muito usada na indústria para a produção de cosméticos, remédios e alimentos, como biscoitos, sorvetes, bolos, molhos, alimentos sem glúten e sucos de fruta, por exemplo.

Além disso, a goma xantana também pode ser usada para melhorar engrossar sucos e molhos,e melhorar a maciez de pães e bolos, por exemplo. A quantidade geralmente recomendada de goma xantana é de até 15g (1 e 1/2 colher de sopa) por dia para adultos.

Efeitos colaterais e contraindicações

A goma xantana pode aumentar a frequência das evacuações, causar diarreia e dor no estômago em algumas pessoas. Já o consumo excessivo de goma xantana pode aumentar a produção de gases intestinais e causar o inchaço abdominal.

Pessoas que usam medicamentos para controle da diabetes, devem conversar com o médico antes de usar a goma xantana, pois a goma pode alterar o efeito do medicamento.

A goma xantana não é indicada para bebês, assim como não é  recomendada para pessoas com diarreia, incontinência fecal e pessoas com alergias alimentares graves, pois a goma xantana é produzida a partir de alimentos de origem vegetal, como soja, trigo, milho e laticínios.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em julho de 2022.

Bibliografia

  • FUWA, Masako; NAKANISHI, Yukiko; MORITAKA, Hatsue. Effect of Xanthan Gum on Blood Sugar Level after Cooked Rice Consumption. Food Science and Technology Research. Vol.22. 1.ed; 117_ 126,, 2016
  • TANAKA, Hiroshi et al. The Addition of Xanthan Gum to Enteral Nutrition Suppresses Postprandial Glycemia in Humans. Journal of Nutritional Science and Vitaminology. Vol.64. 4.ed; 284-286, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • ROFES, L. et al. The effects of a xanthan gum-based thickener on the swallowing function of patients with dysphagia. Alimentary Pharmacology & Therapeutics . Vol.39. 10.ed; 1169-1179, 2014
  • BORGES, D, Caroline; VENDRUSCOLO, T, Claire. Goma Xantana: características e condições operacionais de produção. Ciências Biológicas e da Saúde. Vol.29. 2.ed; 171-187, 2008
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • O que fazer para soltar o Intestino Preso

    02:59 | 3932183 visualizações