Hirudoid: para que serve e como usar

O Hirudoid é um medicamento de uso tópico, disponível em pomada e em gel, que tem na sua composição ácido mucopolissacarídeo, indicado para o tratamento de processos inflamatórios, como manchas roxas, flebites ou tromboflebites, varizes, furúnculos ou nas mamas, em casos de mastite.

A pomada ou o gel podem ser comprados em farmácias, sem ser necessário apresentar receita médica.

Hirudoid: para que serve e como usar

Para que serve

O Hirudoid em pomada ou gel, tem propriedades anti-inflamatória, anti-exsudativa, anticoagulante, antitrombótica, fibrinolítica e se deseja a regeneração do tecido conjuntivo, especialmente dos membros inferiores e, por isso, está indicado para o tratamento e auxílio de tratamento das seguintes situações:

  • Manchas roxas causadas por traumas, contusões ou cirurgias;
  • Flebites ou tromboflebites nas veias superficiais, após injeção ou punção na veia para recolha de sangue;
  • Varizes nas pernas;
  • Inflamação dos vasos linfáticos ou de linfonodos;
  • Furúnculos;
  • Mastite.

Se em algum destes casos, houver feridas abertas, recomenda-se a aplicação de Hirudoid em pomada, já que o gel não é indicado para estas situações.

Veja dicas simples para eliminar hematomas mais rápido.

Como usar

O Hirudoid deve ser aplicado na região afetada, espalhando suavemente cerca de 3 a 4 vezes ao dia ou conforme recomendado pelo médico, até ao desaparecimento dos sintomas, que pode demorar cerca de 10 dias a 2 semanas.

Na presença de úlceras ou inflamações dolorosas, principalmente nas pernas e coxas, podem ser usadas compressas de gaze.

Para tratamentos realizados por um fisioterapeuta, como fonoforese ou iontoforese, o Hirudoid gel é mais adequado do que a pomada.

Possíveis efeitos colaterais

Geralmente, o Hirudoid é bem tolerado, porém, em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas, como vermelhidão na pele.

Quem não deve usar

O Hirudoid é contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Além disso, este produto não deve ser usado por grávidas ou lactantes sem orientação do médico.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: