Entenda como ocorre a absorção de nutrientes no intestino

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
janeiro 2020

A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal.

No entanto, antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processe que inicia desde a mastigação. Em seguida, o ácido do estômago ajuda a digerir as proteínas e à medida que o alimento vai passando por todo o intestino, vai sendo digerido e absorvido.

Absorção de nutrientes no intestino delgado

O intestino delgado é onde ocorre a maior parte da digestão e da absorção dos nutrientes. Ele tem de 3 a 4 metros de comprimento e está dividido em 3 partes: duodeno, jejuno e íleo, que absorvem os seguintes nutrientes:

  • Gorduras;
  • Colesterol;
  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Água;
  • Vitaminas: A, C, E, D, K, complexo B;
  • Minerais: ferro, cálcio, magnésio, zinco, cloro.

Os alimentos ingeridos demoram cerca de 3 a 10 horas para percorrer todo o intestino delgado.

Além disso, é importante lembrar que o estômago participa do processo de absorção do álcool e é responsável pela produção do fator intrínseco, substância necessária para a absorção de vitamina B12 e prevenção de anemias.

Absorção de nutrientes no intestino grosso

O intestino grosso é responsável pela formação da fezes e é onde se encontram as bactérias da flora intestinal, que ajudam na produção das vitaminas K, B12, tiamina e riboflavina.

Os nutrientes absorvidos nessa parte são principalmente água, biotina, sódio e gorduras feitas com ácidos graxos de cadeia curta.

As fibras presentes na dieta são importantes para a formação das fezes e ajudam a passagem do bolo fecal através do intestino, sendo também a fonte de alimentos para a flora intestinal.

O que pode prejudicar a absorção de nutrientes

Deve-se estar atento à doenças que podem prejudicar a absorção de nutrientes, pois pode ser necessário o uso de suplementos alimentares recomendados pelo médico ou pelo nutricionista. Dentre estas doenças estão:

Além disso, pessoas que passaram por cirurgias para retirar parte do intestino, do fígado ou do pâncreas, ou que usam colostomia também podem ter problemas na absorção de nutrientes, devendo seguir as recomendações do médico ou do nutricionista para melhorar a alimentação. Veja os sintomas de câncer no intestino.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2020. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2020.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.