Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 dicas para não desistir da academia

Nos primeiros dias de academia é normal que exista bastante animação e empenho para se manter ativo e alcançar os objetivos, no entanto com o passar do tempo é comum que muitas pessoas acabem por desanimar principalmente pelo fato dos resultados demorarem para aparecer. No entanto, é preciso ter em mente que os resultados não são imediatos e que para manter os resultados alcançados é preciso continuar a praticar atividade física e manter uma alimentação adequada e saudável.

Frequentar a academia de ginástica é uma boa forma de emagrecer, queimar gordura localizada e perder barriga, além de também ser uma forma de relaxar e de promover a sensação de bem-estar, principalmente quando se frequenta a academia ou se pratica atividades físicas de forma regular.

Confira algumas dicas para manter-se estimulado e empolgado para frequentar a academia:

1. Seja consciente

6 dicas para não desistir da academia

É importante ter consciência de que os resultados não surgem do dia para a noite e que acontecem devido a uma combinação de fatores, como prática regular de atividade física, de preferência acompanhada por um profissional que indica os melhores exercícios e de acordo com o objetivo, e alimentação balanceada.

Não adianta ir para a academia, suar muito três horas por dia, todos os dias e achar que os resultados vão surgir, pelo contrário, a prática de exercícios físicos sem orientação podem resultar em lesão, afastando-o da academia por semanas, o que pode significar "voltar a estaca zero".

É ideal também ter consciência de que, mesmo se já tiver alcançado o peso desejado, as atividades físicas e a alimentação correta continuem para que os resultados possam ser duradouros e para que se tenha melhora no condicionamento físico e da qualidade de vida.

2. Estabeleça metas

6 dicas para não desistir da academia

Ao estabelecer metas é possível manter-se mais focado, de forma que os objetivos conseguem ser atingidos de forma mais fácil e sem sacrifícios, além de conseguir ter mais regularidade em relação à ida à academia. O ideal é que sejam estabelecidas, inicialmente, metas mais simples e fácies de alcançar e, à medida que o tempo passa, estabelecer metas mais difíceis de atingir, pois dessa forma é possível evitar a frustração e garantir maior frequência nos treinos.

Por exemplo, se o objetivo é emagrecer 5 kg, estabelecer como meta perder 1 a 2 kg em um mês e não os 5 kg logo de uma vez, pois é uma meta mais fácil de atingir e mais realista, dando força e incentivo para continuar a perder o restante de peso até alcançar o objetivo.

Após alcançar o primeiro objetivo, pode-se criar outro, de forma que a prática de atividade física vire rotina. É importante comunicar ao nutricionista e ao profissional de educação física as metas para que a dieta e o tipo de treino possam ser indicados de acordo com o objetivo estipulado.

3. Torne a academia mais divertida

6 dicas para não desistir da academia

Um dos motivos que pode fazer desistir da academia é o fato de se fazer sempre o mesmo tipo de treino, o que pode muitas vezes fazer com a que a prática de atividade física na academia seja associado a algo monótono. Assim, é importante variar os exercícios realizados, pois além de tornar a prática menos monótona, ajuda a trabalhar diferentes músculos.

Além disso, pode ser interessante dar preferência a aulas de grupo, pois durante as aulas é possível ter contato com outras pessoas, o que também ajuda a aumentar a motivação.

Outra opção para tornar a ida à academia mais divertida é ouvir as músicas que mais gosta durante o treino, pois isso faz com que o corpo responda positivamente ao exercício, sendo também possível mover-se e exercitar-se ao ritmo da música, ao mesmo tempo que a ouve, promovendo a sensação de prazer e bem-estar.

4. Anote todas as conquistas

6 dicas para não desistir da academia

Anotar todas as conquistas que já foram alcançadas desde que se começou a ir à academia é uma ótima dica para ganhar motivação e continuar os treinos sem desistir, pois é uma prova de que os exercícios e os treinos estão ajudando a atingir os objetivos e de que se está fazendo progressos.

Assim, pode-se escrever no celular ou num papel, de forma regular, as conquistas obtidas ao longo do tempo, seja perda ou ganho de peso, evolução na quantidade de repetições do abdominal ou aumento na distância da corrida, e deixar essas anotações visíveis, pois assim é possível que se mantenha motivado. Além disso, se o objetivo for estético, pode-se também tirar fotos ao fim de uma semana de treino e comparar os resultados.

5. Treine com amigos

6 dicas para não desistir da academia

Convidar amigos, vizinhos ou colegas de trabalho para frequentar a mesma academia ajuda a manter o compromisso com a atividade física, além de tornar os treinos mais divertidos e agradáveis, parecendo que o tempo passa mais rápido.

Além disso, quando se treina com pessoas conhecidas é mais fácil que se tenha mais disposição, pois um acaba por motivar o outro a atingir o objetivo.

6. Tenha em mente os benefícios

6 dicas para não desistir da academia

Uma das maneiras de não desistir da academia é treinar pensando que ginástica faz bem para a saúde e emagrecer é só um dos benefícios. O intestino melhora, a pele fica mais limpa, o pulmão aumenta a oxigenação cerebral, melhorando a concentração e a memória, o coração fortalece, os ossos se beneficiam com o fortalecimento muscular e a disposição aumenta. Veja quais são os benefícios da atividade física.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem