Como calcular as calorias gastas no exercício físico

Revisão clínica: Carlos Bruce
Personal Trainer
outubro 2020

O gasto calórico dos exercícios varia de acordo com o peso da pessoa e intensidade da atividade física, no entanto os exercícios que normalmente gastam mais calorias são corrida, pular corda, natação, jogar polo aquático e andar de patins, por exemplo.

Em média, uma pessoa de 50 kg gasta mais de 600 calorias por hora ao correr numa esteira, enquanto que quem tem cerca de 80 kg gasta cerca de 1000 calorias por hora para esta mesma atividade. Isso acontece porque quanto mais peso a pessoa tem, mais esforço seu corpo precisa fazer para garantir que não falte oxigênio e energia em todas as células do corpo. 

Outros exemplos de exercícios que queimam muitas calorias são musculação intensa, futebol de salão, tênis, boxe, judô e jiu-jitsu, por exemplo. Porém, mais importante que começar a praticar um exercício só porque ele queima muitas calorias, é saber se alimentar bem, gostar do tipo de atividade que irá fazer e se dedicar praticando pelo menos 3 vezes por semana, durante 1 hora, ou diariamente durante 30 minutos, porque a regularidade do exercício também é importante para perder peso.

Gasto calórico por Atividade Física

Conhecendo o gasto energético dos exercícios e também as calorias dos alimentos é possível estruturar um esquema alimentar e de atividade física em conjunto para que o objetivo seja alcançado rapidamente, seja ele o ganho de massa muscular ou perda de peso. 

O gasto calórico das atividades físicas varia de acordo com fatores relacionados com a pessoa e com a intensidade e duração da atividade física. Insira seus dados abaixo e descubra quantas calorias você gasta em algumas atividades:

Erro
minutos
Erro
kg
Erro
 

É possível aumentar a quantidade de calorias que se gasta por dia aumentando o metabolismo do corpo e aumentando os músculos, porque quanto mais massa magra a pessoa tiver, mais calorias ela irá gastar.

O que influencia o gasto calórico

O gasto calórico depende de alguns fatores relacionados com a pessoa e com o tipo de exercício, como:

  • Peso e estrutura corporal;
  • Altura;
  • Intensidade, tipo e duração da atividade física;
  • Idade;
  • Nível de condicionamento.

Assim, para saber a quantidade de calorias que cada pessoa gasta por dia é importante levar em consideração todos esses fatores. Além disso, é importante que sejam calculadas, pelo nutricionista, a quantidade de calorias que devem ser consumidas por dia para que haja emagrecimento, levando também em consideração hábitos de vida, idade, altura e peso. Saiba quantas calorias consumir para emagrecer.

Como queimar mais calorias para emagrecer

A melhor forma de queimar mais calorias e emagrecer é adotar hábitos de vida saudáveis, praticando atividade física de forma intensa e regular e possuindo uma alimentação equilibrada e voltada para o objetivo, sendo, por isso, importante ter acompanhamento nutricional.

É importante também realizar uma atividade física que seja adequada aos hábitos e gosto da pessoa, pois assim é possível que a pessoa mantenha-se sempre motivada e realize o exercício de forma regular.

Ao começar a praticar algum tipo de atividade física aliada a uma alimentação saudável, o metabolismo é estimulado, favorecendo o gasto de calórico e promovendo o emagrecimento. Basicamente, quanto mais calorias a pessoa gasta fazendo um exercício, mais ela emagrece, mas quanto mais motivada a pessoa estiver, maior será seu esforço e isso irá queimar mais calorias.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em outubro de 2020. Revisão clínica por Carlos Bruce - Personal Trainer, em setembro de 2016.
Revisão clínica:
Carlos Bruce
Personal Trainer
Formado pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 2012, com registro profissional no CREF 038849-G/RJ.