Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para evitar a Queda de Cabelo

Para evitar a queda de cabelo é importante ter uma alimentação saudável e balanceada e evitar lavar os cabelos todos os dias, por exemplo. Além disso, é recomendado que sejam feitos exames de forma regular para verificar o estado geral de saúde, já que muitas vezes a queda de cabelo pode estar relacionada com alterações hormonais, por exemplo. Saiba quais são as principais causas de queda de cabelo.

Além disso é importante ter o hábito de não se estressar e praticar exercício físico com regularidade pois assim a circulação sanguínea melhora e consequentemente os cabelos ficam mais fortalecidos e resistentes à queda. É importante ainda esclarecer que a queda de cabelo é comum nos primeiros meses da amamentação, após cirurgias e em caso de distúrbios hormonais, sendo importante consultar o médico para que seja iniciado o tratamento adequado. Veja alguns remédios caseiros para queda de cabelo.

5 dicas para evitar a Queda de Cabelo

Como evitar a queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser evitada com algumas medidas, como por exemplo:

1. Lavar os cabelos pelo menos 2 vezes por semana

Não é necessário lavar os cabelos todos os dias, até porque é importante manter a oleosidade natural do cabelo para proteger os fios. No entanto, quando a oleosidade é excessiva ou quando há muita transpiração devido à prática de atividades físicas, é recomendado lavar o cabelo regularmente para que os fios fiquem fortalecidos e resistentes à queda.

O ideal é lavar os cabelos sempre que estiverem sujos, entre 2 a 3 vezes por semana, no entanto esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. Confira o passo-a-passo para lavar o cabelo corretamente.

2. Alimentação saudável

Uma alimentação rica em vitaminas em minerais é essencial para fortalecer a raiz do cabelo, evitando a queda. No entanto, o consumo de suplementos vitamínicos deve ser orientado por um nutricionista, pois da mesma forma que a falta de vitaminas provoca a queda de cabelos, o excesso também tem o mesmo resultado, apesar dessa causa ser mais rara. Conheça os alimentos mais indicados para fortalecer o cabelo.

3. Enxaguar bem os cabelos

É importante enxaguar bem os cabelos, removendo o shampoo e o condicionador completamente. A presença de resíduos no couro cabeludo pode fazer com que haja mais oleosidade e promova a queda de cabelo.

4. Desembaraçar os cabelos ainda no banho

É interessante desembaraçar os cabelos ainda no banho quando passar o creme ou condicionador, pois impede que quando seco o cabelo fique muito embaraçado e haja quebra dos fios ou quedas. Além disso, é importante desembaraçar primeiramente as pontas e deixar a raiz por último, isso também evita maiores quedas de cabelo.

5. Só prender os cabelos quando estiverem secos

Prender os caebelos ainda molhados ou úmidos pode fazer com que a raiz sofra danos, favorecendo a queda. Por isso, caso queira ou haja necessidade de prender os cabelos, é importante esperar até que esteja completamente seco.

Quando ir ao médico

A queda de cabelo pode acontecer devido a diversas situações, como estresse ou mudança de clima, por exemplo. No entanto, quando constante ou quando grande quantidade de cabelo é perdida por dia, é importante consultar um clínico geral ou um dermatologista para que sejam feitos exames e possa ser identificada a causa, pois pode ser consequência de alguma doença, alteração hormonal ou resposta a algum tratamento, por exemplo.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...