Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para controlar a diabetes

Algumas dicas para ajudar a controlar a diabetes, mantendo os valores inferiores a 130 mg/dl em jejum e inferiores a 180 mg/dl após as refeições, podem ser:

  1. Registrar em um papel os valores de açúcar no sangue antes e após cada refeição;
  2. Comer pouca quantidade de doces e sempre após uma refeição, fazendo uma caminhada em seguida;
  3. Não comer fruta isoladamente, mas sim acompanhada com outro alimento, como iogurte;
  4. Fazer caminhadas após as refeições;
  5. Não ficar mais de 3 horas sem comer.

Essas dicas são formas simples de controlar a diabetes tipo 1, tipo 2 e até a diabetes gestacional, evitando que o açúcar baixe muito provocando hipoglicemia ou que aumente muito provocando hiperglicemia.

Saiba mais sobre hipo e hiperglicemia em: Hipoglicemia e Hiperglicemia.

Como controlar o diabetes

Geralmente, até regularizar os valores de açúcar no sangue é necessário verificar o açúcar no sangue em jejum, antes e após cada refeição. Quando os valores ficam regularizados, o médico, de acordo com a medicação, indica quantas vezes é necessário verificar os valores de açúcar no sangue, podendo ser necessário fazê-lo apenas de manhã ou de manhã e de tarde, por exemplo.

Para saber qual o valor de açúcar no sangue é necessário fazer um exame de sangue que pode ser feito em casa com um aparelho chamado glicosímetro, que é muito importante para a manutenção da saúde do diabético.

Para controlar os valores de açúcar no sangue, o paciente diabético, além de fazer alimentação com poucos açúcares como o nutricionista aconselha e tomar o medicamento ou insulina de acordo com prescrição médica, tem também de praticar alguma atividade física, como caminhada ou natação, por exemplo.

Para saber mais sobre o que comer na diabetes veja: O que comer na Diabetes.

Como controlar a hipoglicemia

Para controlar a hipoglicemia que aparece quando o açúcar baixa excessivamente no sangue, ficando inferior a 70 mg/dl, é necessário dar ao paciente água com açúcar ou um copo de suco de laranja, por exemplo. Esses alimentos vão fazer o açúcar subir e o indivíduo se sentir melhor.

Para saber mais sobre o que fazer para controlar a hipoglicemia veja: Hipoglicemia, o que fazer?

Como controlar a hiperglicemia

Para controlar a hiperglicemia, que é o excesso de açúcar no sangue, é necessário dar ao paciente o medicamento indicado pelo médico para regularizar a quantidade de açúcar no sangue e impedir que o açúcar no sangue suba novamente diminuindo ou eliminando os doces, como bolos, refrigerantes, pudins ou sorvetes da alimentação e praticar atividade física, como caminhar após as refeições.

Assista o vídeo e saiba como se alimentar:

Após a menopausa, fica mais difícil controlar o açúcar no sangue e a diabetes aumenta. Veja 5 dicas para controlar a diabetes nessa fase da vida.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...