Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para aliviar os gases do bebê

O gases no bebê normalmente surgem duas semanas após o nascimentos devido ao fato do sistema digestivo ainda estar em processo de desenvolvimento. No entanto é possível evitar ou diminuir a formação de gases no bebê, além de prevenir o surgimento de cólicas, que normalmente acompanham os gases. 

Assim, para aliviar os gases do bebê é recomendado que a mãe tenha cuidado com a sua alimentação e faça uma massagem na barriga do bebê, por exemplo, assim é possível diminuir os gases e aliviar a dor e o desconforto. Confira outras dicas que ajudam a diminuir os gases do bebê:

1. Massagear a barriga do bebê

5 dicas para aliviar os gases do bebê

Para aliviar os gases deve-se massagear levemente a barriga do bebê em movimentos circulares, pois assim facilita a liberação dos gases. Além disso, dobrar os joelhos do bebê e levá-los contra a barriga fazendo alguma pressão ou imitar as pedaladas da bicicleta com as pernas do bebê ajudam a diminuir o desconforto dos gases no bebê. Confira outras formas de aliviar as cólicas do bebê.

2. Preparar adequadamente o leite do bebê

5 dicas para aliviar os gases do bebê

Quando o bebê não toma mais o leite materno, mas sim as fórmulas lácteas, é importante que o leite seja preparado conforme as instruções que aparecem na embalagem do leite, pois se dor colocado pó a mais na preparação do leite, o bebê pode ter gases e, até mesmo, prisão de ventre.

3. Dar mais água para o bebê

5 dicas para aliviar os gases do bebê

Quando o bebê é alimentado com leite de lata ou quando inicia a alimentação com sólidos deve beber água para ajudar a diminuir os gases e facilitar a expulsão das fezes. Saiba qual a quantidade de água indicada para o bebê.

4. Preparar corretamente os mingaus

5 dicas para aliviar os gases do bebê

Os gases no bebê também podem ser provocados por se colocar farinha a mais na preparação dos mingaus, e por isso deve seguir-se sempre as instruções que vêm no rótulo da embalagem. Além disso, é importante também variar os mingaus e incluir mingau de aveia que é rico em fibra e ajuda a regular o funcionamento do intestino.

Além de seguir estas dicas, também é importante quando o bebê iniciar a alimentação sólida, dar para ele alimentos ricos em fibras como purês de legumes e frutas como abóbora, chuchu, cenoura, pera ou banana, por exemplo.

5. A mãe deve diminuir a ingestão de alimentos que provocam gases

Para diminuir os gases no bebê que é amamentado a mãe deve experimentar reduzir a ingestão de alimentos que provocam gases como feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, milho, repolho, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, pepino, nabo, cebolas, maçã crua, abacate, melão, melancia ou ovos, por exemplo.

Assista o vídeo a seguir para saber quais os alimentos que não provocam gases:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem