Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para aliviar os gases do bebê

Os gases no bebê, geralmente surgem duas semanas após o nascimento, devido ao intestino dele ainda ser imaturo e estar em desenvolvimento. No entanto, algumas dicas simples como cuidados na alimentação e fazer uma massagem na barriga do bebê podem ajudar a diminuir os gases e a aliviar a dor e o desconforto.

As 5 dicas que ajudam a aliviar os gases do bebê são:

1. Massagear a barriga do bebê

Para aliviar os gases deve massagear-se a barriga do bebê em movimentos circulares. Além disso, também ajuda dobrar os joelhos do bebê e levá-los contra a barriga fazendo alguma pressão ou imitar as pedaladas da bicicleta com as pernas do bebê.

Massagem circularMassagem circular
Dobrar os joelhos contra a barrigaDobrar os joelhos contra a barriga

2. A mãe deve diminuir a ingestão de alimentos que provocam gases

Para diminuir os gases no bebê que é amamentado a mãe deve experimentar reduzir a ingestão de alimentos que provocam gases como feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, milho, repolho, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, pepino, nabo, cebolas, maçã crua, abacate, melão, melancia ou ovos, por exemplo. Saiba mais sobre estes alimentos em: Alimentos que causam gases.

3. Preparar adequadamente o leite do bebê

Quando o bebê não é amamentado, deve preparar-se o leite do bebê de acordo com as instruções que vêm no rótulo da embalagem do leite, pois se for colocado pó a mais na preparação do leite, o bebê pode ficar com gases e até prisão de ventre.

4. Dar mais água para o bebê

Quando o bebê é alimentado com leite de lata ou quando inicia a alimentação com sólidos deve beber água para ajudar a diminuir os gases e facilitar a expulsão das fezes.

5. Preparar corretamente os mingaus

Os gases no bebê também podem ser provocados por se colocar farinha a mais na preparação dos mingaus, e por isso deve seguir-se sempre as instruções que vêm no rótulo da embalagem. Além disso, é importante também variar os mingaus e incluir mingau de aveia que é rico em fibra e ajuda a regular o funcionamento do intestino.

Além de seguir estas dicas, também é importante quando o bebê iniciar a alimentação sólida, dar para ele alimentos ricos em fibras como purês de legumes e frutas como abóbora, chuchu, cenoura, pera ou banana, por exemplo.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...