Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 Dicas para começar a reeducação alimentar para diminuir o colesterol

A reeducação alimentar é a melhor forma de combater o colesterol alto pois, além de diminuir o valor de colesterol no sangue durante uma crise, também ajuda a mantê-lo controlado por vários anos, evitando doenças cardiovasculares graves.

No entanto, para que seja possível notar uma diferença no resultado do colesterol total e parcial, no exame de sangue, é preciso fazer a reeducação por, pelo menos 6 a 10 semanas.

Algumas das dicas mais importantes na hora de começar a reeducação alimentar para colesterol são evitar a ingestão de alimentos fritos, industrializados e ricos em gorduras, especialmente de origem animal, como a linguiça, o queijo ou o bacon, por exemplo.

3 Dicas para começar a reeducação alimentar para diminuir o colesterol

As 3 dicas para começar a reeducação alimentar para diminuir o colesterol são:

1 - Encontrar os erros alimentares

Para começar a reeducação alimentar é necessário ter consciência do que está fazendo de errado e por isso aconselhamos que anote tudo o que comer, fazendo um diário alimentar.

Neste diário anote tudo o que come, inclusive as quantidades durante pelo menos 7 dias. Aproveite para anotar também se comeu porque estava com fome, sede, alegre, triste ou porque simplesmente estava à sua frente e comeu mesmo sem fome. Veja algumas boas dicas em: Anotar tudo o que come ajuda a Emagrecer.

2 - Adequar a alimentação

Após saber exatamente o que comeu durante 1 semana inteira, analise o que andou comendo, as quantidades e reflita se segue o princípio de:

  • Comer de 3 em 3 horas;
  • Beber 2 litros de água, suco ou chá todos os dias;
  • Evitar alimentos fritos, industrializados ou com muita gordura;
  • Comer frutas, legumes, verduras e cereais diariamente.

Se descobrir que não conseguiu seguir exatamente estas orientações. Escolha 1 delas para adotar como novo hábito na primeira semana da reeducação alimentar e assim por diante. Substituir um mau hábito de cada vez é muito mais saudável e mais fácil de cumprir do que querer mudar tudo ao mesmo tempo.

Por exemplo:

  • Frutas: Se descobriu que não come frutas regularmente, experimente levar 1 fruta para o trabalho e comer todos os dias, na primeira semana, tornando isso um hábito.
  • Horários: Se não consegue se alimentar a cada 3 horas, experimente adequar a quantidade das refeições que faz para que isto seja possível. Geralmente não temos fome após 3 horas, se comemos demais na refeição anterior.
  • Legumes: Se não come legumes, nem salada regularmente, experimente comer 1 legume diferente por dia. Aprenda a variar as refeições.

Outra dica importante para adequar a alimentação para diminuir o colesterol é restringir o consumo de gorduras para as primeiras horas do dia. Isso porque, o corpo também produz colesterol ao longo do dia, além daquele ingerido na alimentação. Assim, se a maior parte da gordura for consumida de manhã, o corpo saberá que não precisa produzir muito colesterol, porém se essa ingestão acontecer à noite, o corpo já terá produzido colesterol de forma pouco controlada, aumentando os níveis de colesterol no sangue.

Veja o que pode e o que não pode comer em: Como baixar o colesterol.

3 - Planejar as refeições

Aprenda a planejar as refeições porque assim você sabe o que está comendo, como foi feito e pode escolher melhor aquilo que vai comer. A dica é pensar no que irá comer amanhã ainda hoje, e de preferência deixar tudo preparado para o dia seguinte.

Levar as refeições para o trabalho além de ser mais econômico, ajuda a fazer as melhores escolhas, que nem sempre são possíveis ao comer fora, num bar ou restaurante. Se for preciso, faça um cardápio semanal para facilitar.

Anote os horários das refeições, o que pretende comer, incluindo as quantidades e veja semanalmente como está o processo da reeducação alimentar. Lembre-se que o objetivo é diminuir a quantidade de gordura que ingere, inclusive nos finais de semana.

Dieta para COLESTEROL ALTO

1042 mil visualizações

Vejas algumas dicas extra para baixar o colesterol em:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem