Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Zytiga (abiraterona): o que é e para que serve

Atualizado em Julho 2019

O Zytiga é um medicamento usado no tratamento do câncer da próstata que tem como princípio ativo o acetato de abiraterona. A abiraterona inibe uma substância necessária à produção dos hormônios que regulam as características masculinas, mas que também estão relacionados com o aumento do câncer. Dessa forma, este medicamento evita a progressão do tumor na próstata, aumentando a esperança de vida.

Embora a abiraterona do Zytiga leve as glândulas suprarrenais a produzir maior número de corticoides naturais, é comum que o médico também recomende remédios corticoides em conjunto, para ajudar a diminuir a inflamação da próstata e melhorar os sintomas, como dificuldade para urinar ou a sensação de bexiga cheia, por exemplo.

Este medicamento é produzido sob a forma de comprimidos com 250 mg e seu preço médio é de 10 a 15 mil reais por embalagem, mas também está incluído na lista de medicamentos do SUS.

Zytiga (abiraterona): o que é e para que serve

Para que serve

O Zytiga é indicado para o tratamento do câncer de próstata em homens adultos quando o câncer se encontra espalhado pelo organismo. Pode ser também usado em homens que não apresentaram melhora da doença após castração para suprimir a produção de hormônios sexuais ou após o tratamento quimioterápico com docetaxel.

Como usar

O modo de uso do Zytiga consiste na ingestão de 4 comprimidos de 250 mg numa única tomada, cerca de 2 horas após a refeição. Nenhum alimento deve ser ingerido durante pelo menos 1 hora após o uso. Não exceder a dose máxima diária de 1000 mg.

O Zytiga normalmente também é ingerido em combinação com 5 ou 10 mg, duas vezes ao dia, de prednisona ou prednisolona, de acordo com a orientação do médico.

Possíveis efeitos colaterais

O uso deste medicamento pode causar o surgimento de alguns tipos de efeitos colaterais, sendo que os mais comuns podem incluir:

  • Inchaço das pernas e pés;
  • Infecção urinária;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Aumento dos níveis de gordura no sangue;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Dor no peito;
  • Problemas cardíacos;
  • Diarreia;
  • Manchas vermelhas na pele.

Pode também haver redução dos níveis de potássio no organismo, levando ao aparecimento de fraqueza muscular, câimbras e palpitações do coração.

Geralmente, este medicamento é utilizado com a supervisão de um médico ou de um profissional de saúde, como um enfermeiro, que irá ficar atento ao surgimento de algum destes efeitos, iniciando o tratamento adequado, caso seja necessário.

Quem não deve tomar

O Zytiga está contraindicado em pessoas com hipersensibilidade à abiraterona ou a qualquer componente da fórmula, assim como pacientes com insuficiência hepática grave. Não deve ser administrado em mulheres grávidas ou durante amamentação.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem