Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que causa vitiligo e como tratar

O vitiligo é uma doença de pele que provoca a perda de cor em alguns locais da pele, deixando manchas esbranquiçadas por todo o corpo, principalmente nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e região íntima.

Embora seja mais comum na pele, o vitiligo também pode afetar outros locais com pigmento, como o cabelo ou o interior da boca, por exemplo.

O vitiligo não tem cura, no entanto existem várias formas de tratamento que ajudam a melhorar a aparência da pele, reduzindo a inflamação do local e melhorando a cor.

O que causa vitiligo e como tratar

O que pode causar vitiligo

O vitiligo surge quando as células que produzem melanina, chamadas de melanócitos, morrem ou deixam de produzir a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos.

Embora ainda não exista uma causa específica para este problema, os médicos acreditam que pode estar relacionado a:

  • Problemas que afetam o sistema imune, fazendo com que ataque os melanócitos, destruindo-os;
  • Doenças hereditárias que passam de pais para filhos;
  • Lesões na pele, como queimaduras ou exposição a substâncias químicas.

Nos locais onde não existem melanócitos funcionando, surgem manchas que vão clareando até ficarem brancas.

Vitiligo pega?

Uma vez que não é causado por nenhum micro-organismo, o vitiligo não pega e, por isso, não há qualquer risco de contágio quando se toca na pele de uma pessoa com o problema.

O que causa vitiligo e como tratar

Quais os principais sintomas

O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios. Porém, outros sinais incluem:

  • Cabelo ou barba com manchas brancas, antes dos 35 anos;
  • Perda de cor no revestimento da boca;
  • Perda ou troca de cor em alguns locais do olho.

Estes sintomas mais mais frequentes antes dos 20 anos, mas podem surgir em qualquer idade e em qualquer tipo de pele, embora seja mais frequente em pessoas de pele mais escura.

Como é feito o tratamento

O tratamento para vitiligo deve ser orientado por um dermatologista pois é necessário testar várias formas de tratamento, como fototerapia ou aplicação de cremes e pomadas com remédios corticoides e/ou imunossupressores, para entender qual a melhor opção em cada caso.

Além disso, é ainda importante ter alguns cuidados como evitar a exposição solar excessiva e utilizar um protetor sol com fator de proteção alto, pois a pele afetada é muito sensível e pode queimar facilmente.

Conheça um dos medicamentos mais utilizados no tratamento deste problema de pele.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...