Vinagreira: para que serve e como usar

Outubro 2021

A vinagreira, também conhecida como agrião-de-guiné, azedinha, caruru-da-guiné, graxa-de-estudante, groselheira, hibisco ou papoula, é uma planta medicinal rica em vitamina A e C, ferro, fósforo e potássio, o que lhe garante ação antioxidante, antisséptica, tônica e vasodilatadora, podendo ser usada como forma de complementar o tratamento de diversas doenças, desde que indicado pelo médico.

As folhas e cálice da vinagreira podem ser consumidos em forma de chás ou sucos, ou serem utilizados como temperos ou para preparar doces, geleias e vinagre, por exemplo. O seu nome científico é Hibiscus sabdariffa e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Vinagreira: para que serve e como usar

Para que serve a vinagreira

As folhas e cálice da vinagreira são ricas em vitamina A e C, ferro, fósforo, ferro, proteínas, ácido málico, ácido tartárico e antocianinas, o que garante as propriedades diurética, digestiva, antioxidante, antiespasmódica, antisséptica, laxante, tônica, vasodilatadora e sedativa. Dessa forma, a vinagreira pode servir para diversas situações, sendo as principais:

  • Aliviar as cólicas uterinas;
  • Combater a pressão alta;
  • Ajudar no tratamento de infecções da pele;
  • Auxiliar no tratamento de espasmos gastrointestinais;
  • Aliviar os sintomas de má digestão;
  • Combater os sintomas de gastroenterite;
  • Aumentar o apetite;
  • Aliviar os sintomas de varizes e hemorroidas.

Apesar de possuir diversos benefícios e poder ser utilizada no tratamento de diversas situações, a vinagreira não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

Como usar

Tanto as folhas como o cálice da vinagreira podem ser utilizados. O cálice é normalmente utilizado na culinária para preparar doces, geleias, vinagre, xarope e em saladas, além de também poder ser usado no preparo de sucos e chás, assim como as folhas, e tempero.

Para fazer o chá de vinagreira, por exemplo, deve-se colocar 1 colher de chá de vinagreira em uma xícara de água fervente e deixar por 10 minutos. Depois, coar e beber a seguir. Beber até 2 xícaras por dia.

Quando não é indicado

O uso da vinagreira não é indicado para gestantes e mulheres em fase de amamentação, assim como não é recomendado que pessoas que estejam em tratamento para dependência alcoólica faça uso do extrato alcoólico dessa planta.

Apesar de não terem sido descritos efeitos colaterais relacionados com a vinagreira, algumas pessoas indicaram ter tido vômito e diarreia quando consumiu essa planta e excesso.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • WYK, Ben-Erik . Culinary Herbs and Spices of the World. Chicago: Universidade de Chicago, 2013. 146.
  • LIM, T. K. Edible Medicinal and Non Medicinal Plants. 8 ed. Springer Science & Business, 2014. 324-361.
Mais sobre este assunto: