Vinagreira: o que é, para que serve e como usar

Evidência científica

A vinagreira é uma planta medicinal da espécie Hibiscus sabdariffa, indicada para auxiliar no tratamento da pressão alta, cólicas menstruais, espasmos gastrointestinais, prisão de ventre ou infecções da pele, por exemplo.

As partes usadas da vinagreira são as folhas e o cálice, de onde são extraídas as substâncias ativas, como vitaminas A e C, ferro, fósforo e potássio, flavonoides, ácidos orgânicos, antocianidinas e compostos fenólicos, com propriedades antioxidantes, antissépticas, tônicas e vasodilatadoras, para o preparo de chás, sucos ou uso na culinária.

A vinagreira, também conhecida como agrião-de-guiné, azedinha, caruru-da-guiné, graxa-de-estudante, groselheira, hibisco ou papoula, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres, e deve ser usada com indicação médica ou do fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Dessa forma, a vinagreira pode servir para diversas situações, sendo as principais:

  • Cólicas uterinas;
  • Pressão alta;
  • Prisão de ventre;
  • Infecções da pele, como furúnculos;
  • Espasmos gastrointestinais;
  • Má digestão;
  • Gastroenterite;
  • Perda do apetite;
  • Varizes e hemorroidas.

Os benefícios da vinagreira deve-se a presença de vitaminas A e C, ferro, fósforo, ferro, proteínas, ácido málico, ácido tartárico, flavonoides, antocianidinas e compostos fenólicos, na sua composição, que lhe conferem propriedades diurética, digestiva, antioxidante, antiespasmódica, antisséptica, laxante, tônica, vasodilatadora e sedativa.

Embora tenha muitos benefícios para a saúde, a vinagreira não substitui o tratamento indicado pelo médico, e deve ser usada com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.

Qual a diferença entre a vinagreira e o hibisco?

Tanto a vinagreira como o hibisco são a mesma espécie de planta, Hibiscus sabdariffa, com propriedades medicinais muito semelhantes.

No entanto, enquanto a vinagreira utiliza as folhas e o cálice dessa planta medicinal, o hibisco, utiliza as flores. Saiba mais sobre o hibisco.

Como usar

Tanto as folhas como o cálice da vinagreira podem ser utilizados, na culinária ou pra o preparo de chás ou sucos, por exemplo.

O cálice da vinagreira é normalmente utilizado na culinária para preparar sucos e chás, assim como as folhas, que também podem ser usadas para o preparo do arroz de cuxá, ou emplastros.

1. Chá de vinagreira

O chá de vinagreira deve ser preparado utilizando as folhas secas ou frescas dessa planta medicinal.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas ou folhas frescas maceradas de vinagreira;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver, e quando estiver em ponto de ebulição, desligar o fogo. Adicionar a água fervente na xícara com as folhas frescas maceradas de vinagreira ou as folhas secas (que não precisam ser maceradas), tapar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara até 2 vezes por dia.

2. Infusão de vinagreira

A infusão de vinagreira deve ser feita utilizando os cálices jovens dessa planta.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de cálices jovens de vinagreira;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água e depois adicionar na xícara contendo os cálices jovens da vinagreira. 

2. Emplastro de vinagreira

O emplastro de vinagreira pode ser usado para infecções na pele, e deve ser preparado com suas folhas.

Ingredientes

  • Folhas frescas de vinagreira.

Modo de preparo

Colocar as folhas frescas de vinagreira em uma panela com um pouco de água para aquecer. Em seguida, desligar o fogo, esperar amornar e aplicar as folhas mornas sobre a pele afetada.

É importante que as folhas não estejam muito quentes, para evitar queimaduras na pele.

Possíveis efeitos colaterais

A vinagreira é considerada segura quando consumida em alimentos. No entanto, quando consumida em excesso ou usada na forma de chás ou infusões pode causar efeitos colaterais como dor ou desconforto no estômago, excesso de gases intestinais ou prisão de ventre.

Além disso, a vinagreira pode diminuir muito a pressão arterial, principalmente em pessoas que utilizam remédios para pressão alta. Saiba identificar os sintomas de pressão baixa.

Quem não deve usar

A vinagreira não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia a essa planta medicinal.

Além disso, a vinagreira deve ser usada com cautela por pessoas em tratamento com remédios para pressão alta, pois pode causar hipotensão. 

Vídeos relacionados