Vacina H3N2: quando tomar, reações comuns (e outras dúvidas)

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
janeiro 2022
  1. Quando tomar
  2. Efeitos colaterais
  3. Contraindicações

A vacina contra o H3N2 é a vacina da gripe, que protege contra a Influenza do tipo B e do tipo A, que inclui os subtipos H1N1 e H3N2. Essa vacina deve ser aplicada todos os anos, já que o vírus Influenza é bastante mutável, de forma que todos os anos é feita uma atualização na sua composição, para conferir mais proteção contra as variantes circulantes.

Atualmente, a variante da H3N2 em circulação é conhecida como variante Darwin e, apesar da vacina contra a Influenza administrada no ano de 2021 não ter sido produzida levando em consideração essa variante, foi verificado que a vacina é capaz de conferir uma proteção cruzada. Ou seja, a atual vacina da gripe ajuda a neutralizar essa variante em circulação e diminuir o risco de infecção.

A vacina da gripe está indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, sendo principalmente indicada para idosos e crianças, que possuem sistema imunológico mais fragilizado, além de profissionais de saúde.

Quando tomar a vacina

A vacina da gripe, que protege contra o H3N2, é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses, no entanto é principalmente recomendada para pessoas que possuem o sistema imunológico mais debilitado e/ ou que possuem maior chance de entrar em contato com o vírus, como por exemplo:

  • Profissionais de saúde;
  • Crianças;
  • Idosos;
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma ou bronquite;
  • Pessoas imunodeprimidas devido a doenças, como infecção pelo HIV e câncer;
  • Transplantados;
  • Portadores de alterações genéticas, como é o caso da trissomia do cromossomo 21, característico da Síndrome de Down;
  • Portadores de alterações cardíacas, renais, neurológicas, hepáticas e/ ou respiratórias crônicas;
  • Gestantes e mulheres até 45 dias após o parto;
  • Professores do ensino básico e superior;
  • População indígena.

A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo SUS nos postos de saúde, principalmente nos meses de campanha da vacina da gripe ou em situações de emergência, como no caso de epidemia, por exemplo. Além disso, é possível também encontrar a vacina para H3N2 em clínicas privadas.

Tenho sintomas de gripe ou COVID, posso tomar a vacina?

Na presença de sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, coriza, dor no corpo e dor de cabeça, é indicado não fazer a vacinação, devendo-se esperar cerca de 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Caso só exista febre como sintoma, deve-se aguardar 48h após o desaparecimento da febre para tomar a vacina da gripe.

Se existir suspeita de infecção com coronavírus, é indicado que o teste para COVID-19 seja realizado para descartar essa infecção. Caso o teste seja positivo para COVID-19, é indicado aguardar 14 dias após o desaparecimento dos sintomas para tomar a vacina da gripe.

É necessário tomar a vacina da gripe todos os anos?

Sim, pois o vírus Influenza sofre várias mutações ao longo do ano, de forma que a vacina pode não ter o mesmo efeito e nem conferir o mesmo nível de proteção contra as novas variantes em circulação do ano seguinte. 

Dessa forma, é feita uma atualização anual da vacina, levando em consideração as características dos vírus circulantes no local, para que assim seja possível obter uma proteção mais eficaz.

Posso tomar a vacina contra a H3N2 e a COVID-19 no mesmo dia?

É possível tomar as duas vacinas no mesmo dia, não havendo risco de interferência da ação dos dois imunizantes. As vacinas podem ser aplicadas em grupos musculares diferentes, ou seja, uma em cada braço, ou no mesmo braço com uma distância de pelo menos 2,5 cm, pois assim é possível diferenciar as reações locais que podem acontecer. Esclareça outras dúvidas sobre a vacina para COVID-19.

Possíveis efeitos colaterais

As reações da vacina H3N2 são pouco frequentes, mas algumas pessoas podem relatar dor, vermelhidão e endurecimento do local em que foi aplicada a vacina, podendo esses sintomas durarem até 48 horas. Em alguns casos, é possível também haver febre, mal estar, dor no corpo e dor de cabeça. Conheça outros possíveis sintomas da vacina da gripe.

Quando não é indicada

A vacina para H3N2 não é indicada no caso de alergia à proteína do ovo ou ao látex e nem para pessoas com menos de 6 meses ou que tiveram reação alérgica grave à dose anterior da vacina.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • INSTITUTO BUTANTAN. Vacina atual da gripe pode conferir proteção cruzada contra Darwin, cepa responsável pelo surto de influenza. Disponível em: <https://butantan.gov.br/noticias/vacina-atual-da-gripe-pode-conferir-protecao-cruzada-contra-darwin-cepa-responsavel-pelo-surto-de-influenza>. Acesso em 10 jan 2022
  • CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE RS. CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE- 2011. 2021. Disponível em: <http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1304105096321INFLUENZA_-_PERGUNTAS_E_RESPOSTAS%5B1%5D.pdf>. Acesso em 10 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informe técnico - 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marco/16/informe-tecnico-influenza-2021.pdf>. Acesso em 10 jan 2022
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.