O urucum é um fruto cujas sementes e folhas podem ajudar manter a saúde dos olhos, prevenir o envelhecimento da pele e diminuir o risco de doenças cardiovasculares
Esses benefícios são possíveis porque o urucum, que é fruto da árvore urucuzeiro (Bixa orellana), contém boas quantidades de carotenoides, vitamina A e flavonoides com propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
As sementes de urucum são vendidas em supermercados, lojas de produtos naturais ou feiras livres, podendo ser usadas como tempero em alimentos. Já as folhas costumam ser usadas como remédio caseiro para ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde.
Para que serve o urucum e benefícios
As indicações e benefícios do urucum são:
1. Mantém a saúde dos olhos
O urucum é rico em carotenoides, como bixina, isobixina, norbixina, luteína e zeaxantina, encontradas principalmente na parte externa da semente, além de conter vitamina A.
Esses carotenoides são importantes para proteger e manter a saúde dos olhos, diminuindo o risco de problemas de visão como olhos secos e cegueira noturna.
Leia também: 12 doenças dos olhos mais comuns (e o que fazer) tuasaude.com/doencas-dos-olhos2. Previne o envelhecimento da pele
O urucum é rico em carotenoides, terpenoides, flavonoides e tocotrienois, compostos bioativos que fazem parte da vitamina E e que têm ação antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento da pele.
Assim, este fruto também ajuda a evitar o surgimento de linhas de expressão, por combater os radicais livres que provocam danos nas células.
Leia também: Envelhecimento precoce: sintomas, causas, tipos (e como combater) tuasaude.com/envelhecimento-precoce3. Diminui o risco de doenças cardiovasculares
Os tocotrienois presentes no urucum têm ação antioxidante, podendo ajudar a reduzir o colesterol "ruim", LDL, e os triglicerídeos, que é responsável por formar placas de gordura nas artérias.
Assim, esta planta ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto e derrame cerebral.
4. Pode evitar e controlar a diabetes tipo 2
Os tocotrienóis presentes no extrato do urucum podem evitar e controlar a diabetes tipo 2. Isso porque os tocotrienóis do urucum melhoraram o equilíbrio da glicose.
Entretanto, mais estudos com seres humanos ainda são necessários para avaliar este possível benefício do urucum.
5. Melhora a saúde intestinal
O urucum ajuda a melhorar a saúde intestinal, por ser rico em tocotrienóis que melhoram a composição da microbiota intestinal, ajudando a manter a boa digestão e melhorar a absorção de nutrientes.
6. Pode manter os ossos saudáveis
O urucum contém tocotrienóis que podem prevenir a perda da espessura da camada externa e dura do osso do fêmur, ajudando a manter os ossos saudáveis.
Além disso, o urucum também contém cálcio e fósforo, que são minerais importantes para manter a saúde dos ossos.
7. Mantém a saúde do cérebro
Devido à presença de tocotrienóis, o urucum tem ação neuroprotetora, ajudando a prevenir os danos nas células causados pelos radicais livres e mantendo assim, a saúde do cérebro.
8. Favorece a cicatrização da pele
As folhas e sementes de urucum possuem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, reduzindo a produção de substâncias como as prostaglandinas e citocinas.
Assim, essa planta pode ser usada para auxiliar no tratamento de feridas da pele, queimaduras e cortes, por exemplo.
Leia também: 12 alimentos que ajudam na cicatrização tuasaude.com/alimentos-cicatrizantes9. Elimina fungos e bactérias
Alguns estudos em laboratório mostram que o extrato das folhas de urucum é capaz de eliminar fungos, principalmente Candida albicans e Aspergillus niger, além de bactérias como:
- Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas;
- Escherichia coli que causa infecção urinária;
- Pseudomonas aeruginosa que causa infecções pulmonares, infecções nos ouvidos e infecções urinárias;
- Streptococcus faecalis que causa infecção urinária;
- Shigella dysenteriae que causa diarreia bacteriana.
No entanto, ainda são necessários a realização de estudos em seres humanos para avaliar esses possíveis benefícios.
10. Pode ajudar a prevenir e combater o câncer
Estudos feitos com células cancerígenas, mostraram que os carotenoides, como a bixina e a norbixina, e os tocotrienois do urucum possuem ação antiproliferativa.
Assim, o urucum poderia ajudar na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que avaliem esse possível benefício do urucum.
Informação nutricional do urucum
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 gramas de semente de urucum:
Para obter os benefícios do urucum, é importante que essa planta seja incorporada em uma alimentação variada e equilibrada, além de ser fundamental a prática de atividade física.
Urucum é colorau?
O urucum não é colorau. O colorau é um condimento feito com as sementes de urucum, que são aquecidas em um óleo vegetal, misturados ao fubá, ou farinha de milho, e, depois, trituradas e/ou peneiradas.
Já o urucum corresponde somente ao fruto e/ou às sementes da planta Bixa orellana, sem passarem por nenhum processamento ou mistura.
Como consumir
As principais formas de usar o urucum são:
1. Chá de urucum
O chá de urucum pode ser feito usando a folha ou a semente deste fruto.
Ingredientes:
- 8 a 12 folhas secas ou frescas, ou 1 colher (de sopa) de semente de urucum;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferver 1 litro de água. Após, tirar a água do fogo e adicionar as folhas ou as sementes de urucum, tapando e deixando repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.
2. Óleo de urucum
O óleo de urucum pode ser usado na culinária. Para isso, basta misturar 300 g de sementes de urucum em 1 litro de óleo de soja, canola ou girassol.
Em seguida, aquecer um pouco até que o óleo fique avermelhado. Desligar o fogo, esperar esfriar e usar o óleo para temperar saladas ou para cozinhar.
3. Cápsulas de urucum
As cápsulas de urucum podem ser compradas em farmácias de manipulação, drogarias ou lojas de produtos naturais.
A dosagem geralmente indicada pode ser de 1 cápsula até 3 vezes ao dia, antes das refeições. Entretanto, a dosagem deve ser tomada sempre conforme a orientação do médico ou outro profissional de saúde especialista em plantas medicinais.
4. Pomada de urucum
A pomada de urucum é feita com o extrato desta planta e pode ser comprada pronta em farmácias de manipulação ou drogarias.
Esta pomada pode ser indicada para cicatrização da pele, em casos de psoríase, feridas ou queimaduras, por exemplo. No entanto, é importante sempre consultar um médico antes de usar a pomada.
Possíveis efeitos colaterais
O urucum é seguro para a maioria das pessoas quando usado na forma de pomada ou em pequenas quantidades na alimentação.
No entanto, o urucum pode causar alergia em algumas pessoas sensíveis. Neste caso, deve-se procurar ajuda médica imediatamente se surgirem sintomas alérgicos como dificuldade para respirar, náuseas, vômitos ou convulsões.
Urucum faz mal ao fígado?
O urucum não faz mal ao fígado, por não provocar toxicidade hepática ou colocar em risco a saúde humana.
Pelo contrário, o urucum tem sido estudado em produtos para ajudar no tratamento de pessoas com gordura no fígado.
Quem não deve usar
O urucum não deve ser usado, além do uso culinário, por mulheres grávidas ou em amamentação, pois não existem estudos que comprovem a sua segurança nestas condições.
Além disso, crianças, pessoas com problemas de saúde ou que estejam usando medicamentos regulares, só devem usar o urucum da forma de suplementos ou chás, com a orientação e o acompanhamento de um médico.