Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Uroginecologia: o que é e quando ir

A uroginecologia é uma sub-especialidade médica relacionada ao tratamento do sistema urinário feminino. Assim, envolve profissionais especializados em urologia ou ginecologia com o objetivo de tratar incontinência urinária e prolapso genital, por exemplo.

A uroginecologia também é uma das especialidades da fisioterapia, tendo como objetivo a prevenção e a reabilitação de problemas relacionados com a vagina, pavimento pélvico, reto e outros.

Uroginecologia: o que é e quando ir

O que pode ser tratado pelo uroginecologista?

Situações envolvendo o sistema urinário feminino podem ser identificados e tratados pelo uroginecologista, como por exemplo:

  • Infecções do sistema urinário, como a cistite;
  • Útero e bexiga caídos;
  • Flacidez da vagina;
  • Dor pélvica durante o contato íntimo;
  • Vulvodinia, que é caracterizada por dor, irritação ou vermelhidão na região genital - saiba mais sobre a vulvodinia;
  • Prolapso genital;

Além disso, o uroginecologista pode tratar a incontinência fecal e a urinária, cujo tratamento pode ser feito por um fisioterapeuta através de exercícios. Veja como fazer os exercícios para incontinência urinária.

Quando ir ao uroginecologista

Quando for identificado pelo clínico geral qualquer doença relacionada ao sistema urinário feminino, é importante que seja feito o encaminhamento da paciente para a fisioterapia uroginecológica ou para um ginecologista ou urologista cuja sub-especialidade é uroginecologia. No entanto, isso não impede que a própria paciente se dirija diretamente ao uroginecologista nos primeiros sintomas sentidos.

O uroginecologista determina o tratamento por meio da avaliação do resultado de vários exames, como exames laboratoriais, de imagem, como raio-X, ressonância e ultrassonografia, estudo da urodinâmica e cistoscopia, que é um exame endoscópio que tem como objetivo observar as vias urinárias baixas, como uretra e bexiga.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar