Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a Trimetazidina

A trimetazidina é uma substância ativa indicada para o tratamento da insuficiência cardíaca de causa isquêmica e da cardiopatia isquêmica, que é uma doença causada por uma deficiência na circulação sanguínea nas artérias.

A trimetazidina pode ser comprada em farmácias por um preço de cerca de 45 a 107 reais, mediante apresentação de recita médica.

Para que serve a Trimetazidina

Como usar

A posologia recomendada é de 1 comprimido de 35 mg, duas vezes ao dia, um de manhã, durante o café da manhã e outro à noite, durante o jantar.

Qual o mecanismo de ação

A trimetazidina preserva o metabolismo energético das células isquêmicas, expostas a baixa concentração de oxigênio, evitando a diminuição nos níveis intracelulares de ATP (energia), assegurando assim o bom funcionamento das bombas iônicas e do fluxo transmembranar de sódio e potássio, enquanto mantém a homeostase celular.

Esta preservação do metabolismo energético é conseguida pela inibição da β-oxidação dos ácidos graxos, exercida pela trimetazidina, que aumenta a oxidação da glucose, que é uma forma de obtenção de energia que requer menos consumo de oxigênio em relação ao processo de β-oxidação. Assim, a potencialização da oxidação da glucose otimiza o processo de energia celular, mantendo o metabolismo energético apropriado durante a isquemia.

Nos doentes com cardiopatia isquêmica, a trimetazidina atua como um agente metabólico preservando os níveis intracelulares de fosfatos de alta energia miocárdicos. 

Quem não deve usar

Este medicamento está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade à trimetazidina ou a qualquer um dos componentes da fórmula, pessoas com doença de Parkinson, sintomas de parkinsonismo, tremores, síndrome da perna inquieta e outras alterações relacionadas ao movimento e com insuficiência renal grave com depuração da creatinina inferior a 30mL/min.

Além disso, este medicamento também não deve ser usado por crianças com menos de 18 anos, grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a trimetazidina são tonturas, dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, má digestão, náuseas, vômitos, erupção cutânea, coceira, urticária e fraqueza.

Bibliografia >

  • ANVISA. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10194802015&pIdAnexo=2958994>. Acesso em 04 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem