Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como tratar o tremor essencial

O tremor essencial é uma alteração do sistema nervoso que causa o surgimento de tremores em qualquer parte do corpo, especialmente nas mãos e braços quando se está a tentar fazer tarefas simples, como utilizar um copo, lavar os dentes ou amarrar o cardaço, por exemplo.

Geralmente, este tipo de tremor não é um problema grave pois não é provocado por nenhuma outra doença, embora possa ser muitas vezes confundido com a doença de Parkinson, devido a seus sintomas semelhantes.

O tremor essencial não tem cura, mas os tremores podem ser controlados com o uso de alguns remédios receitados pelo neurologista, ou fisioterapia para fortalecer os músculos.

O que é e como tratar o tremor essencial

Tratamento para tremor essencial

O tratamento para tremor essencial deve ser orientado por um neurologista e, normalmente, só é iniciado quando os tremores impedem a realização das tarefas diárias. Os tratamentos mais utilizados incluem:

  • Remédios para pressão alta, como Atenolol ou Metoprolol: ajudam a reduzir o surgimento de tremores;
  • Remédios para epilepsia, como Primidona ou Gabapentina: aliviam os tremores quando os remédios para pressão alta não apresentam efeito;
  • Remédios ansiolíticos, como Alprazolam ou Clonazepam: permitem aliviar os tremores que são agravados por situações de estresse e ansiedade;

​​​​​​Além disso, nos casos mais graves, é ainda possível realizar uma​ cirurgia para colocar um pequeno aparelho no cérebro, semelhante a um pacemaker, que transmite pequenos impulsos elétricos para regular a ação do cérebro sobre os tremores.

Quando é necessária fisioterapia

A fisioterapia está recomendada para todos os casos de tremor essencial, mas especialmente para os casos mais graves, em que os tremores dificultam a realização de algumas atividades diárias, como comer, apertar o cardaço dos sapatos ou pentear o cabelo, por exemplo.

Nas sessões de fisioterapia, o terapeuta, além de fazer exercícios para fortalecer os músculos, ainda ensina e treina diferentes técnicas para realizar as actividades que se tem dificuldade, podendo utilizar diferentes equipamentos adaptados.

Diferença com a doença de Parkinson

Embora os tremores sejam quase sempre associados à doença de Parkinson, neste caso possuem algumas diferenças como:

 Tremor essencialDoença de Parkinson
Surgimento dos tremoresNormalmente surgem quando se utiliza as mãos.Mais frequentes quando as mãos estão em repouso ou repousando ao lado do corpo.
Outras doençasNão provoca outras alterações no corpo.Pode alterar a postura, modificar a forma de caminhar e lentificar os movimentos.
Partes do corpo afetadasMais comum nas mãos, cabeça e voz.Geralmente começa nas mãos, mas pode afetas as pernas, queixo e outros locais.

No entanto, a melhor forma de garantir que o tremor não se trata da doença de Parkinson é consultar um neurologista para fazer os exames necessários e diagnosticar a doença, iniciando o tratamento adequado.

O que causa este tipo de tremor

A principal causa de tremor essencial é uma alteração genética e, por isso, pode passar de pais para filhos. Desta forma, é recomendado fazer aconselhamento genético se existir historial da doença na família e se deseje engravidar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...