Remédios para soluço: de farmácia e opções caseiras

Existem alguns remédios que podem ser usados para tratar o soluço, como Plasil ou Amplictil, por exemplo, no entanto estes remédios só devem ser usados com orientação de um médico e, normalmente, só são indicados quando o soluço é persistente ou crônico, durando por mais de 2 dias.

Entretanto, na maioria das vezes, o soluço dura poucos minutos e pode ser resolvido com algumas medidas simples e caseiras, como beber um copo de água gelada, prender a respiração ou respirar para dentro de uma sacola por alguns minutos. Confira mais dicas para parar o soluço rapidamente.

Remédios para soluço: de farmácia e opções caseiras

Remédios de farmácia para soluço

Quando o soluço é persistente, durando mais que 2 dias, é necessário procurar atendimento do clínico geral, que poderá recomendar o uso de alguns remédios de farmácia, como:

  • Clorpropamida (Amplictil);
  • Haloperidol (Haldol);
  • Metoclopramida (Plasil).

Estes medicamentos atuam diretamente sobre o sistema nervoso e ajudam a controlar os estímulos que causam soluços, sendo usados na maioria dos casos.

Já nos casos mais graves, o médico também pode orientar o uso de anticonvulsivantes e potentes relaxantes, como Fenitoína, Gabapentina ou Baclofeno, por exemplo, capazes de controlar impulsos neuronais.

Opções caseiras para soluço

Um ótimo tratamento natural para o soluço é aprender a fazer o controle da respiração, através de técnicas de yoga ou pilates, por exemplo, pois torna a pessoa capaz de dilatar o diafragma e controlar melhor os músculos respiratórios.

Um bom exemplo disso, é a respiração 4-16-8, em que se deve inspirar o ar contando até 4, segurar a respiração contando até 16, e soltar o ar contando até 8. A respiração deve ser bem profunda, utilizando, para isso, o abdômen e todo o tórax, e o ar também deve ser completamente colocado para fora durante a expiração.

Outras opções caseiras para tratar o soluço são:

  • Beber um copo de água gelada, ou chupar gelo;
  • Prender a respiração o máximo que conseguir;
  • Respirar dentro de um saco de papel por alguns instantes.

Além disso, é possível fazer uma técnica de tapar o nariz com as mãos e fazer força para soltar o ar, contraindo o tórax, chamada de manobra de Valsalva. Confira estas e outras dicas em remédio caseiro para curar soluço.

Remédios para soluço: de farmácia e opções caseiras

Como evitar o soluço

O soluço é causado, principalmente, por inflamações, infecções ou irritações da região do tórax e trato gastro-intestinal, portanto, antes do uso de remédios, o médico poderá recomendar algumas medidas para eliminar a sua causa e permitir o tratamento de forma mais eficaz, como:

  • Alimentar-se em pouca quantidade e pausadamente, pois comer rápido demais ou em excesso causa a dilatação do estômago;
  • Evitar bebidas gasosas ou alcoólicas, para diminuir o refluxo;
  • Tratar outras doenças que podem estar causando o soluço, como pneumonia, gastroenterite, meningite, otite, colecistite, alterações dos eletrólitos do sangue ou insuficiência renal, por exemplo. Entenda mais sobre estas e outras situações que são causas do soluço.

Outras opções alternativas de tratamento, que podem ter bons resultados, são a realização de sessões de hipnose ou de acupuntura, capazes de estimular sensações, percepções e pensamentos, úteis no controle dos estímulos e espasmos dos músculos do tórax.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: