A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz que acontece após o contato com substâncias alergênicas como poeira, pelo de animais, pólen ou algumas plantas, por exemplo, sendo mais frequente durante a primavera ou no outono.
Os sintomas da rinite alérgica aparecem assim que a pessoa entra em contato com a substância irritante, causando nariz entupido, espirros, coceira no nariz, garganta, boca e olhos, além de olhos lacrimejantes.
Leia também: 9 sintomas de rinite alérgica (e o que fazer) tuasaude.com/rinite-alergicaO tratamento da rinite alérgica envolve mudanças de hábitos, como evitar os alérgenos, nos casos leves, e o uso de medicamentos antialérgicos ou corticosteroides nasais para crises recorrentes, conforme orientação do alergista.
Sintomas de rinite alérgica
Os principais sintomas de rinite alérgica são:
- Espirros frequentes;
- Nariz entupido ou escorrendo;
- Coceira no nariz, garganta, boca, olhos ou na pele;
- Olhos vermelhos e lacrimejantes;
- Aumento do muco no nariz e na garganta;
- Dor de cabeça;
- Pressão no rosto;
- Olheiras escuras.
Além disso, a rinite alérgica pode causar gotejamento de muco para a garganta, chamado de gotejamento pós-nasal, o que pode provocar dor de garganta. Entenda melhor o que é gotejamento pós-nasal.
Os sintomas da rinite alérgica são mais comuns na primavera e no outono, mas podem surgir em qualquer época do ano sempre que a pessoa entra em contato com a substância que causa a alergia.
Quanto tempo dura uma crise de rinite alérgica?
Uma crise de rinite alérgica pode durar apenas algumas horas, mas também pode se estender por vários dias, dependendo do tempo que a pessoa continua exposta ao que causa a alergia.
Quando o contato com o alérgeno termina, os sintomas geralmente começam a melhorar. No entanto, algumas pessoas só melhoram em alguns dias usando medicação.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da rinite alérgica é feito pelo alergista ou otorrinolaringologista, a partir da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa.
Marque uma consulta com o alergista mais próximo para avaliar os sintomas e iniciar o melhor tratamento:
Além disso, o médico pode indicar a realização de testes de alergia para identificar a causa que leva ao aparecimento dos sintomas. Veja como é feito o teste de alergia.
O que causa rinite alérgica
As principais causas de rinite alérgica são:
- Ácaros, presentes na poeira, colchões, travesseiros e roupas de cama;
- Pólen, de árvores, flores e plantas;
- Pelos e penas de animais, como cães e gatos;
- Fungos e mofo, encontrados em ambientes úmidos;
- Produtos químicos e poluição, como fumaça de cigarro, perfumes, produtos de limpeza, cloro de piscina e poluição do ar.
Algumas pessoas também podem ter rinite alérgica por mudanças de clima, como frio, vento ou ar seco, que podem piorar a reação alérgica.
Tratamento para rinite alérgica
O tratamento para rinite alérgica deve ser orientado pelo médico, de acordo com a intensidade e frequência dos sintomas, que pode incluir:
1. Antialérgicos
Os antialérgicos bloqueiam a histamina, substância liberada pelo corpo durante a reação alérgica, ajudando a aliviar sintomas como coceira, espirros e coriza.
Alguns exemplos de antialérgicos incluem loratadina, cetirizina, fexofenadina e levocetirizina, que são eficazes para sintomas leves.
Além disso, o médico pode indicar o uso de sprays nasais com antialérgicos, como a azelastina ou o maleato de dimetindeno. Confira outros remédios para rinite alérgica.
2. Lavagem nasal
A lavagem nasal com solução salina ajuda a remover o muco e alérgenos do nariz, sendo útil para rinite alérgica leve e como complemento ao tratamento com medicamentos. Veja como fazer a lavagem nasal.
3. Descongestionantes
Os descongestionantes ajudam a desobstruir o nariz e podem ser usados em spray ou gotas nasais, como oximetazolina e fenilefrina, sendo indicados principalmente para alívio rápido e temporário da congestão.
Leia também: Descongestionante nasal: o que é, para que serve, tipos e riscos tuasaude.com/descongestionante-nasalEntretanto, devem ser usados apenas por curtos períodos, de 3 a 5 dias, pois o uso prolongado pode causar efeito rebote ou dependência.
4. Corticoides
Os corticosteroides nasais são o tratamento mais eficaz para a rinite alérgica, diminuindo a inflamação e aliviando o nariz entupido, sendo usados principalmente em casos de moderado a grave.
Essa medicação começa a fazer efeito em poucos dias, mas o resultado máximo aparece em 1 a 2 semanas, e incluem medicamentos como fluticasona, budesonida e triamcinolona, podendo também ser combinados com antialérgicos.
5. Imunoterapia
A imunoterapia pode ser das seguintes formas:
- Injeções subcutâneas: consiste em aplicar sob a pele pequenas doses do alérgeno, ensinando o sistema imunológico a não reagir de forma exagerada. O tratamento geralmente dura de 3 a 5 anos;
- Comprimidos sublinguais: o alérgeno é colocado sob a língua diariamente, para estimular o sistema imune a reconhecer a substância como inofensiva e reduzir a reação alérgica ao longo do tempo.
A imunoterapia é indicada para pessoas com rinite alérgica persistente que não respondem bem aos medicamentos ou apresentam sintomas frequentes e intensos.
Remédio caseiro para rinite alérgica
O tratamento natural para rinite alérgica é interessante principalmente nos momentos de crise, podendo ser usado para complementar o tratamento indicado pelo médico.
Uma opção é a lavagem nasal com soro fisiológico ou com 300 ml de água mineral e 1 colher (chá) de sal. Para isso, basta inspirar um pouco desta mistura, fazer uma pequena massagem no nariz e depois cuspir tudo.
Além disso, inspirar o vapor do chá de eucalipto antes de dormir, também pode evitar o aparecimento dos sintomas no dia seguinte. Saiba mais sobre o tratamento natural para rinite alérgica.
Rinite alérgica tem cura?
A rinite alérgica não tem cura, mas seus sintomas podem ser bem controlados. Com a combinação de medidas para evitar os alérgenos, uso de medicamentos e, em alguns casos, imunoterapia, é possível reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Como evitar a rinite alérgica
Algumas dicas simples que ajudam a evitar a rinite alérgica são:
- Retirar poeira de móveis ou chão apenas com pano úmido, evitando usar espanador ou vassoura;
- Evitar cortinas, carpetes, tapetes, almofadas e outras decorações que acumulem poeira;
- Manter o ambiente arejado para diminuir a proliferação de ácaros e fungos;
- Usar máscaras durante a limpeza de armários, estantes e guarda roupas;
- Usar produtos com perfume neutro, para limpeza e higiene pessoal com perfume neutro;
- Trocar as roupas de cama uma vez por semana, e deixar o colchão no arejar no sol;
- Evitar estar ao ar livre em dias com muito vento, principalmente na primavera e outono.
Para as pessoas que convivem com animais de estimação é indicado manter o pelo do animal sempre aparado e limpo, e aos que possuem animais com penas, é também recomendado limpar a gaiola duas vezes por semana.