Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Febre Tifoide

O tratamento para febre tifoide, uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella typhi, pode ser feito com repouso, antibióticos prescritos pelo médico, dieta indicada pelo nutricionista com o mínimo de gordura e calorias e a ingestão de líquidos como água, sucos naturais e chás para hidratar o paciente.

O internamento hospitalar geralmente é preciso nos casos graves de febre tifoide, para que a pessoa receba antibióticos e soro fisiológico diretamente veia.

Tratamento para Febre Tifoide

Como é feito o tratamento

O tratamento da febre tifoide é feito a nível ambulatorial, ou seja, com o uso de antibióticos e hidratação. O antibiótico mais frequentemente recomendado pelo médico é o Cloranfenicol, que deve ser utilizado conforme orientação do médico. No entanto, em alguns casos o médico pode recomendar o uso de Ceftriaxona ou Ciprofloxacino, por exemplo, quando o caso do paciente é grave ou quando a bactéria é resistente aos outros antibióticos.

Além disso, é recomendado que a pessoa fique em repouso e tenha uma dieta pobre em gordura e em alimentos que prendam o intestino. Em casos mais graves, o tratamento deve ser feito no hospital e consiste na administração do antibiótico diretamente na veia.

Normalmente após o 5º dia de tratamento com antibiótico, a pessoa não apresenta mais os sintomas da doença, no entanto é importante que o tratamento seja continuado conforme a orientação do médico, uma vez que a bactéria pode permanecer no organismo por cerca de 4 meses sem causar sintoma, por exemplo.

Possíveis complicações da febre tifoide

Quando a febre tifoide não é tratada imediatamente ou quando o tratamento não é feito de acordo com a recomendação do médico, é possível que surjam algumas complicações, como por exemplo hemorragias abdominais, perfuração no intestino, infecção generalizada, coma e óbito.

Por isso, é importante que o tratamento seja realizado de forma correta mesmo que os sintomas desapareçam.

Sinais de melhora e piora da Febre Tifoide

Os sinais de melhora da febre tifoide incluem diminuição das dores de cabeça e de barriga, redução dos episódios de vômito, diminuição ou desaparecimento da febre e desaparecimento das pintinhas avermelhadas na pele. Geralmente, a melhoria dos sintomas costuma acontecer por volta da 4º semana após o contágio com a bactéria.

Os sinais de piora da febre tifoide estão relacionados com o agravamento dos sintomas, como aumento da febre, aparecimento de mais pintas vermelhas na pele, além das que já existiam, aumento das dores de cabeça e de barriga, assim como dos episódios de vômito e dos acessos de tosse, que podem vir acompanhados de sangue, aumento do inchaço da barriga, podendo esta ficar dura e presença de sangue nas fezes, podendo indicar que o tratamento não está sendo realizado corretamente ou que não está sendo eficaz.

Prevenção da Febre Tifoide

As recomendações para febre tifoide, que devem ser seguidas para prevenir a febre tifoide e também durante o tratamento, incluem:

  • Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro, antes das refeições e de preparar alimentos;
  • Ferver ou filtrar a água antes de bebê-la;
  • Não consumir alimentos mal cozidos ou crus;
  • Preferir alimentos cozidos;
  • Evitar fazer refeições fora de casa;
  • Evitar frequentar locais com más condições sanitárias e de higiene;
  • Não deixar a criança aceitar comida de estranhos nem beber água dos bebedouros da escola;
  • Avisar e não deixar a criança colocar objetos na boca porque podem estar contaminados;
  • Separar uma garrafa com água mineral ou água fervida ou filtrada só para a criança.

É muito importante que a pessoa tenha estes cuidados, pois a febre tifoide pode ser transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes ou urina da pessoa doente ou da pessoa que apesar de já não apresentar sintomas, ainda está infectado com a bactéria.

Se o indivíduo for viajar para alguma região onde o risco de poder ficar contaminado é grande, a vacina contra febre tifoide é a melhor forma de prevenção da doença. Saiba mais sobre a febre tifoide e sua vacina.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem