A febre amarela é uma doença infecciosa que, embora seja grave, na maior parte das vezes pode ser tratada em casa, desde que o tratamento seja orientado por um clínico geral ou infectologista.
Uma vez que não existe um medicamento capaz de eliminar o vírus do organismo, o objetivo consiste em aliviar os sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos, assim como avaliar se a pessoa está desenvolvendo a forma mais grave da doença.
Caso a pessoa esteja desenvolvendo a forma mais grave, que é caracterizada por aumento da febre, dor abdominal intensa e sangramentos, o tratamento precisa ser feito em internamento no hospital, para diminuir o risco de complicações sérias, como insuficiência renal. Veja mais sobre os sintomas da febre amarela, incluindo os sintomas da forma mais grave.

O tratamento feito em casa deve incluir:
1. Repouso
O repouso é muito importante para a recuperação de qualquer tipo de infecção, pois garante que o corpo tem a energia necessária para combater o vírus e acelerar a recuperação, além de ajudar a aliviar a dor muscular e a sensação de cansaço.
Dessa forma, a pessoa com febre amarela deve ficar em casa e evitar ir à escola ou ao trabalho.
2. Boa hidratação
Uma correta hidratação é outro dos passos mais importante para combater o vírus da febre amarela, pois a água é essencial para o bom funcionamnto do corpo, incluindo seu sistema de defesas naturais.
Assim, é recomendado que a pessoa ingira cerca de 2 litros de água por dia, que pode ser na forma de água filtrada, água de coco, sucos naturais ou chás, por exemplo.
3. Remédios indicados pelo médico
Além do repousa e da hidratação, o médico pode também aconselhar o uso de alguns remédios, dependendo do tipo de sintomas que a pessoa apresenta. Os mais comuns incluem:
- Remédios antipiréticos, como o Paracetamol, de 8 em 8 horas para diminuir a febre e a dor de cabeça;
- Remédios analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona, para aliviar as dores musculares;
- Protetores do estômago, como Cimetidina e Omeprazol, para evitar gastrite, úlcera e diminuir risco de sangramento;
- Remédio contra vômito, como Metoclopramida para controlar os vômitos.
Não são recomendados os remédios que contenham ácido acetilsalicílico porque podem causar hemorragias e causar a morte, assim como acontece em caso de dengue. Alguns remédios que são contraindicados em caso de febre amarela são AAS, aspirina, Doril e Calmador. Veja outros que também não podem ser usados contra febre amarela.
Tratamento para a forma grave da febre amarela
Nos casos mais graves, o tratamento deve ser feito em internamento no hospital com soro e remédios na veia, assim como oxigênio para evitar complicações graves, como hemorragias ou desidratação, que podem colocar em risco a vida da pessoa.
Possíveis complicações
As complicações afetam de 5 a 10% dos pacientes com febre amarela e neste caso o tratamento deve ser feito com internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Podem ser sinais de complicações a diminuição da urina, apatia, prostração, vômito com sangue e insuficiência renal, por exemplo. Quando o paciente chega neste estado deve ser levado para o hospital para que fique internado porque pode ser necessário fazer hemodiálise ou ser intubado, por exemplo.
Sinais de melhora ou piora
Os sinais de melhora da febre amarela surgem 2 a 3 dias após o início do tratamento e incluem diminuição da febre, alívio das dores musculares e da dor de cabeça, assim como redução do número de vômitos.
Já os sinais de piora estão relacionados com a desidratação e, por isso, incluem aumento do número de vômitos, diminuição da quantidade de urina, cansaço excessivo e apatia. Nestes casos, é recomendado ir ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado.