Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para eliminar o mercúrio do corpo

O tratamento para eliminação de mercúrio do corpo pode ser feito por lavagem gástrica ou pelo uso de medicamentos, dependendo da forma que ocorreu a contaminação e do tempo em que o indivíduo ficou exposto a esse metal.

A intoxicação por mercúrio pode ser aguda, quando o contato com esse metal é recente e só ocorreu uma vez, ou crônica, quando ocorre contato com mercúrio por um longo período de tempo. Quanto maior o tempo de exposição ao mercúrio, piores são as consequência para a saúde.

Tratamento da intoxicação aguda

O tratamento da intoxicação aguda, que é quando se teve contato só uma vez, pode ser feito através de lavagem gástrica, indução de vômito ou uso de laxantes para eliminar a substância do intestino.

Caso o mercúrio tenha entrado em contato com a pele, deve-se lavar a região com água e sabão, enquanto se o contato tiver sido nos olhos, deve-se lavar com água corrente abundante.

Tratamento da intoxicação crônica

O tratamento da intoxicação crônica, que é quando se tem exposição prolongada com o mercúrio, inclui:

  • Retirar a causa da intoxicação, para eliminar a exposição ao metal tóxico;
  • Usar medicamentos diuréticos, pois a contaminação pode reduzir a produção de urina;
  • Usar remédios quelantes de mercúrio, que se ligam ao mercúrio facilitando sua excreção pelo corpo;
  • Aumentar o consumo de coentro, pois esse vegetal ajuda a eliminar o mercúrio das células;
  • Consumir chlorella, uma alga que elimina o mercúrio através do intestino;
  • Aumentar o consumo de selênio, zinco e magnésio, pois ajudam a fortalecer o organismo contra o mercúrio. Esses minerais estão presentes em alimentos como castanhas, amendoins, sementes como linhaça e abóbora, e laticínios;
  • Aumentar o consumo das vitaminas B, C e E, presentes em frutas cítricas como acerola e abacaxi, vegetais laranjas como cenoura e abóbora e leite e derivados.
Tratamento com remédiosTratamento com remédios
Alimentos que ajudam na eliminação do mercúrioAlimentos que ajudam na eliminação do mercúrio

Logo que ocorra a contaminação por mercúrio ou o aparecimento dos primeiros sintomas de intoxicação do organismo, o médico deve ser procurado para iniciar o tratamento, que pode durar semanas ou meses, dependendo do grau de contaminação do indivíduo.

Complicações da contaminação por mercúrio

A contaminação por mercúrio pode provocar complicações como distúrbios neurológicos, problemas renais, no fígado, na pele e nos sistemas reprodutor e imunológico. O excesso de mercúrio no organismo de mulheres grávidas também pode causar malformações fetais e morte do bebê.

A intensidade das consequências depende da forma de contaminação por mercúrio, da concentração desse metal e da vulnerabilidade do indivíduo, sendo mais perigoso em crianças e idosos.

Sinais de melhora e de piora

Os sinais de melhora da contaminação por mercúrio são a diminuição dos sintomas de cansaço, fraqueza e irritação na pele. Quando a contaminação começa a passar, é possível notar a melhora do apetite, das dores musculares e da confusão mental, com recuperação da memória e do bom funcionamento de todo o organismo.

Os sinais de piora da contaminação são aumento dos sintomas iniciais, com grande confusão mental, perda de memória, mal funcionamento dos rins e diminuição da produção de urina. Quando a contaminação por mercúrio é elevada, pode levar a problemas neurológicos permanentes, mesmo com o tratamento para eliminar esse metal do organismo.

Veja como utilizar o coentro e a chlorella para eliminar de forma natural o mercúrio do organismo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...