Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Doença de Chagas

O tratamento para a doença de chagas, que é causada pela picada de um inseto, é feito com a ingestão de Benzonidazol, um medicamento antiparasitário oferecido gratuitamente pelo SUS.

A dose do medicamento deve ser orientada por um médico de acordo com o peso corporal, e repetida a cada 12 semanas durante 60 dias, sem ser necessário ficar internado no hospital.

Este tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente após a picada, ou seja durante a fase aguda, para evitar o desenvolvimento da doença. No entanto, o tratamento também pode ser feito em:

  • Casos em que a doença voltou a surgir por enfraquecimento do sistema imune;
  • Pessoas com doença crônica em fase inicial;
  • Bebês que foram infectados durante a gravidez;

Além disso, pessoas com doença de chagas crônica sem sintomas também podem usar este medicamento para atrasar seu desenvolvimento.

Durante o tratamento, o ideal é ir a uma consulta médica uma vez por semana ou a cada 15 dias e realizar pelo menos dois exames de sangue durante o tratamento para um melhor acompanhamento dos resultados.

Entenda quais os sintomas que podem indicar a doença de chagas.

Inseto que causa a doença de ChagasInseto que causa a doença de Chagas

Sinais de melhora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.

Embora os sintomas possam melhorar até ao final do primeiro mês, o tratamento deve ser mantido por 2 meses para garantir que os parasitas inseridos no organismo pela picada do inseto são completamente eliminados. A única forma de garantir que a doença está curada é fazendo um exame de sangue no final do tratamento.

Sinais de piora

Quando o tratamento não é iniciado ou não é feito de forma adequada os sintomas podem desaparecer ao fim de 2 meses, no entanto, os parasitas continuam no corpo se desenvolvendo e infectando vários órgãos.

Nestes casos, a pessoa pode voltar a ter novos sintomas até 20 ou 30 anos após a primeira infecção. Porém, estes sintomas são mais graves e estão relacionados com lesões em vários órgãos como coração, pulmões e intestino, por exemplo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...