Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento para Doença de Chagas

O tratamento para a doença de chagas, que é causada pela picada de um inseto conhecido como "barbeiro", deve ser iniciado o mais rapidamente após o diagnóstico e é feito com a ingestão de Benznidazol, um medicamento antiparasitário oferecido gratuitamente pelo SUS.

Normalmente, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos. A dose deve ser orientada por um médico e, geralmente, varia de acordo com a idade e peso, seguindo estes critérios:

  • Adultos: 5 mg/kg/dia
  • Crianças: 5 a 10 mg/kg/dia
  • Bebês: 10 mg/kg/dia

Iniciar o tratamento o mais rápido possível não é apenas importante para garantir a cura da infecção, mas também para evitar lesões nos órgãos, assim como diminuir o risco de transmitir a doença para outras pessoas.

Inseto que causa a doença de Chagas
Inseto que causa a doença de Chagas

Em casos raros, pode existir intolerância ao Benznidazol, que pode ser percebida através de sinais como alterações das características da pele, náuseas, vômitos e diarreia. Se isso acontecer, é importante voltar ao médico para parar o uso do Benznidazol e iniciar o tratamento com outro medicamento, que normalmente é o Nifurtimox.

Durante o tratamento, o ideal é ir a uma consulta médica uma vez por semana ou a cada 15 dias e realizar pelo menos dois exames de sangue durante o tratamento para um melhor acompanhamento dos resultados.

Entenda quais os sintomas que podem indicar a doença de chagas.

Tratamento durante a gravidez

Por existir risco de toxicidade para a gestação, o tratamento da doença de chagas não está recomendado na grávida, sendo apenas feito após o parto ou, em casos muito graves, durante a gestação.

Quando o tratamento não é feito, existe risco de a infecção passar da mãe para o bebê durante a gestação ou até durante o parto.

Uma vez que o diagnóstico é feito através de um exame de sangue que avalia a presença dos anticorpos que combatem a doença, e esses anticorpos também podem passar da mãe para o bebê, mantendo-se ativos até 9 meses, pode ser necessário fazer vários exames de sangue no bebê durante esse tempo para avaliar a quantidade de anticorpos e identificar se é necessário iniciar o tratamento no bebê. Se a quantidade de anticorpos diminuir, significa que o bebê não está infectado.

Sinais de melhora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.

Embora os sintomas possam melhorar até ao final do primeiro mês, o tratamento deve ser mantido por 2 meses para garantir que os parasitas inseridos no organismo pela picada do inseto são completamente eliminados. A única forma de garantir que a doença está curada é fazendo um exame de sangue no final do tratamento.

Sinais de piora

Quando o tratamento não é iniciado ou não é feito de forma adequada os sintomas podem desaparecer ao fim de 2 meses, no entanto, os parasitas continuam no corpo se desenvolvendo e infectando vários órgãos.

Nestes casos, a pessoa pode voltar a ter novos sintomas até 20 ou 30 anos após a primeira infecção. Porém, estes sintomas são mais graves e estão relacionados com lesões em vários órgãos como coração, pulmões e intestino, colocando a vida em risco.


Bibliografia

  • PANAFTOSA-VP/OPAS/OMS. Doença de Chagas: Guia para vigilância, prevenção, controle e manejo clínico da doença de chagas aguda transmitida por alimentos. Rio de Janeiro: 2009. 44-47.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem