Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para cisto na mama

A presença do cisto na mama normalmente não requer tratamento, devendo a mulher ser acompanhado pelo médico para que sejam observadas possíveis mudanças no cisto. Não se sabe exatamente o que pode gerar um cisto mamário, e a mulher que já teve um pode vir a desenvolver outros, mas não há nenhuma relação direta do cisto na mama com o câncer de mama. Veja qual o risco do cisto na mama virar câncer de mama.

Se a mulher notar o aparecimento de vários cistos na mama e se, ao espremê-lo, sair algum tipo de secreção, deve-se imediatamente procurar o médico mastologista para uma reavaliação.

Tratamento para cisto na mama

Como é feito o tratamento

Normalmente o cisto na mama não precisa ser tratado, no entanto, caso cause desconforto na mulher, pode ser recomendada a punção aspirativa por agulha fina, em que o líquido que constitui o cisto é drenado. Além disso, caso o cisto seja palpável ou a paciente se senta insegura com a lesão, o médico também pode recomendar a aspiração do cisto.

A punção consiste em aplicar uma injeção no local do cisto e aspirar o seu conteúdo, devendo ser feito no consultório médico sob anestesia local. Após a remoção do cisto pela punção mamária, o médico pode recomendar que a mulher faça uso de analgésicos para diminuir as dores, além de recomendar o repouso por cerca de 2 dias. 

De qualquer forma, é necessário que a mulher seja acompanhada de forma regular, conforme a recomendação médica. Normalmente quando a mulher apresenta cistos menores, o acompanhamento é feito de forma anual, enquanto que no caso de cistos maiores e espessos, o acompanhamento acontece a cada 6 meses e é feito por meio da ultrassonografia de mama e da mamografia. Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a mamografia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar