Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Botulismo

O tratamento para o botulismo é feito em meio hospitalar, com o soro anti-botulínico, para neutralizar a toxina circulante que ainda não se fixou e assim travar a progressão da doença.

Contudo, este soro consiste em anticorpos heterólogos derivados de equinos e pode apresentar risco de desenvolvimento de manifestações de hipersensibilidade (alergia) e, por isso, o indivíduo deve ser vigiado de perto, permanecendo internado na CTI ou UTI. Além disso, é recomendado fazer lavagens estomacais e intestinais para eliminar qualquer vestígio alimentar contaminado.

Medidas de suporte de vida, como o uso de aparelhos para respirar, monitoração da função cardíaca, nutrição adequada e prevenção de escaras também fazem parte do tratamento.

O botulismo é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum presente em alimentos contaminados que pode levar à morte em poucas horas, pois afeta o sistema nervoso central dificultando e impedindo a respiração. Como forma de prevenção indica-se o consumo de alimentos devidamente higienizados e em boas condições de consumo.

Embalagens alimentares estufadas, amassadas ou danificadas devem ser descartadas, assim como as conservas caseiras, pois são mais propensas ao desenvolvimento de fungos e de bactérias que podem trazer danos ao organismo.

Se não for tratado adequadamente, o botulismo pode levar à morte ou invalidez permanente em menos de 24 horas.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...