Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para herpes genital

Um excelente tratamento caseiro para herpes genital é o banho de assento com chá de manjerona ou com infusão de hamamélis. No entanto, compressas de calêndula ou o chá de equináxea também pode ser boas opções, pois são plantas com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias ou antivirais, que ajudam a diminuir o desconforto.

Estes tratamentos caseiros para herpes genital podem ser utilizados tanto no tratamento da herpes genital feminina como no tratamento da herpes genital masculina.

Outra boa opção para ajudar o organismo a eliminar o vírus da herpes é utilizar erva-cidreira em pomada, pois reduz para metade a carga viral presente nas feridas da herpes genital, podendo ser comprada em farmácias de manipulação.

Entenda quando a herpes genital tem cura.

1. Banho de assento com manjerona

Tratamento caseiro para herpes genital

A manjerona tem ação analgésica e antiviral, que ajudam a diminuir a irritação e a dor causada pela herpes, sempre que associado ao tratamento receitado pelo médico.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de folhas secas de manjerona
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar por 10 a 15 minutos. Depois coar e lavar a região íntima com a infusão, secando muito bem a seguir.

Este tratamento caseiro pode ser feito até 4 vezes ao dia, enquanto a ferida não estiver cicatrizada.

2. Banho de assento com hamamélis

Tratamento caseiro para herpes genital

O tratamento caseiro para herpes genital com hamamélis possuí forte ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir o inchaço e a dor provocada pela herpes genital. Assim, o banho de assento com hamamélis deve ser utilizado para complementar o tratamento prescrito pelo médico.

Ingredientes

  • 8 colheres (de sopa) de folhas de hamamélis
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar por 15 minutos. Depois coar e utilizar a infusão para lavar a região íntima durante o banho ou 2 a 3 vezes por dia.

3. Compressas de calêndula

Tratamento caseiro para herpes genital

A calêndula é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças da pele devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Além disso, esta planta tem também propriedades antivirais, sendo por isso indicada para ajudar a tratar a herpes genital.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de flores secas de calêndula;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores secas de calêndula à água fervente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado. Quando estiver morno, coar e molhar uma gaze ou pedaço de algodão neste chá e aplicar sob a ferida da herpes deixando atuar por cerca 10 minutos, 3 vezes ao dia.

Pedir numa farmácia de manipulação um gel preparado com extrato glicólico de calêndula também é uma boa opção.

4. Aplicação de óleo de melaleuca

Tratamento caseiro para herpes genital

O óleo essencial de melaleuca possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e cicatrizantes, que aliviam o desconforto e ajudam a eliminar verrugas características do herpes genital. Veja os incríveis benefícios do óleo de melaleuca.

Ingredientes

  • Óleo de melaleuca;
  • 1 cotonete.

Modo de preparo

Com a ajuda de um cotonete, aplicar o óleo de melaleuca puro sobre a verruga, com o cuidado de não deixar vazar para a região de pele circundante porque pode causar irritação. Este óleo também pode ser diluído em igual quantidade de óleo de amêndoa para poder ser aplicado em toda a região genital.

5. Chá de equinácea

Tratamento caseiro para herpes genital

A equinácea é uma planta que ajuda a reforçar o sistema imune, muito importante para combater o vírus.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de folhas frescas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as ervas na xícara de chá com água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos, tapando para evitar que os óleos voláteis escapem e de seguida coar e deixar arrefecer. Deve-se tomar 1 xícara, 2 a 3 vezes ao dia.

Conheça outras opções caseiras para eliminar a herpes mais rápido:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...