O que você precisa saber?

Tratamento Caseiro para Caspa

O tratamento caseiro para acabar com a caspa pode ser feito utilizando plantas medicinais como salva, aloé vera e sabugueiro, que devem ser usadas na forma de chá e aplicadas diretamente no couro cabeludo.

No entanto, nos casos mais graves de dermatite seborreica, em que há vermelhidão, coceira e descamação intensa do couro cabeludo, o ideal é ir ao dermatologista para que ele prescreva shampoos e medicamentos adequados para controlar o problema.

Veja a seguir como fazer o tratamento natural para caspa.

Chá de Sálvia e Alecrim

O alecrim e a sálvia possuem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, ajudando a combater os fungos que provocam as caspas.

Tratamento Caseiro para Caspa

Ingredientes

  • 2 colher de chá de folhas de sálvia
  • 1 colher de chá de folhas de alecrim
  • 1 xícara de água fervente

Como usar

Adicionar as folhas de sálvia e alecrim em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Após esfriar, colocar em um recipiente com um pouco de shampoo e mexer bem, usando a mistura para lavar o cabelo. Além disso, pode-se o extrato alcoólico de sálvia nos principais focos de caspa várias vezes ao dia.

Chá de Tomilho

O tomilho tem propriedade antimicrobianas, ajudando a combater a o fungo causador da caspa. Além disso, ele melhora a circulação sanguínea, o que deixa a fortalecer o cabelo e recuperar o couro cabeludo.

Tratamento Caseiro para Caspa

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de tomilho
  • 2 xícaras de água

Como usar

Adicionar o tomilho na xícara com água fervente e tampar, deixando a mistura descansar por aproximadamente 10 minutos. Após o chá esfriar, deve-se coar e aplicar no cabelo molhado, massageando suavemente a cabeça para espalhar a mistura e se certificar que o chá atingiu todo o couro cabeludo. Deixar o cabelo secar sem enxaguar novamente.

Chá de Sabugueiro

Quando aplicado na pele, o sabugueiro atua diminuindo a inflamação, e por isso ajuda a aliviar a irritação e a coceira no couro cabeludo causados pela caspa.

Tratamento Caseiro para Caspa

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de folhas de sabugueiro 
  • 1 copo de água 

Como usar

Colocar as folhas de sabugueiro numa panela na água quente, tampando a xícara e deixando a mistura descansar por 15 minutos. Lavar a cabeça normalmente e após o último enxágue, passar o chá nos cabelos e deixar secar naturalmente.

Aloé Vera

O aloé vera atua no couro cabeludo ajudando a soltar a caspa da cabeça, facilitando sua eliminação. Além disso ele acalma a irritação da pele e hidrata o cabelo.

Tratamento Caseiro para Caspa

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de aloé vera
  • Shampoo de sua preferência

Como usar

Lavar o cabelo normalmente com shampoo e em seguida aplicar o aloe vera em todo o comprimento do cabelo e no couro cabeludo. Massagear bem a cabeça e deixar agir por 30 minutos, retirando em seguida a loção lavando a cabeça apenas com água.

Veja outras dicas para combater esse problema em::

Mais sobre este assunto:
Carregando
...