Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como ocorre a Transmissão do Oxiúrus

A transmissão do oxiúrus pode ocorrer pelo contato com os ovos do verme que podem estar nas roupas, brinquedos e objetos de uso pessoal da criança infectada ou através do consumo de água ou de alimentos contaminados com esta verminose.

Ao coçar o ânus, os ovos do oxiúrus aderem-se às unhas e aos dedos da criança e esta, ao tocar em algo, contamina-o. Os ovos do oxiúrus podem permanecer vivos por até 30 dias, podendo infectar qualquer outro indivíduo neste período, por isso, é importante que as roupas e todos os objetos que a criança tenha acesso sejam sempre lavados com água quente e sabão.

Os ovos do oxiúrus são muito pequeninos e podem facilmente espalhar-se pelo ar, contaminando objetos num raio de até 2 km de distância. Limpar o chão e o banheiro que a criança frequenta com cloro é também uma medida importante para evitar a transmissão da doença.

Como ocorre a Transmissão do Oxiúrus

Principais formas de transmissão do Oxiúrus

A principal forma de transmissão deste verme ocorre quando a pessoa infectada coça o ânus, fazendo com que o verme ou seus ovos fiquem presos em seus dedos ou unhas e possam ser espalhados pelas suas roupas, lençóis e todo ambiente. Assim algumas formas de ser contaminado com esta verminose são:

  • Ingerir alimentos contaminados;
  • Usar a roupa, mesma toalha ou dormir na mesma cama da pessoa contaminada;
  • Brincar com brinquedos ou objetos contaminados com o verme ou seus ovos;
  • Sentar no vaso sanitário contaminado;
  • Entrar em contato com o esgoto ou água poluída;
  • Sentar no chão usando apenas roupas com tecido fino.

É muito fácil que a pessoa com oxiúrus contamine outras ao seu redor, ainda que este não seja seu desejo. Como normalmente esta infecção surge em crianças, os pais e professores precisam adotadar medidas para o controle da infestação porque senão o ciclo pode durar anos.

Sempre que uma pessoa é contaminada, todos ao seu redor precisam realizar o tratamento para erradicar este verme. Nos casos mais graves, em população de baixa renda e com poucos hábitos de higiene, pode ser necessário que todos sejam tratados ao mesmo tempo e sejam instruídos ao limparem exaustivamente seus lares até que a infestação seja completamente controlada.

Conheça os remédios contra oxiúrus e tudo o que pode fazer para combater esta infestação.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...