Como acontece a transmissão do oxiúrus e como prevenir

A transmissão do oxiúrus pode ocorrer pelo contato com os ovos do verme que podem estar nas roupas, brinquedos e objetos de uso pessoal da criança infectada ou através do consumo de água ou de alimentos contaminados com esta verminose.

Ao coçar o ânus, os ovos do oxiúrus aderem-se às unhas e aos dedos da criança, podendo haver recontaminação, quando a criança coloca a mão na boca, ou contaminação de superfícies e objetos que o bebê entra em contato.

Os ovos do oxiúrus podem permanecer vivos por até 30 dias, podendo infectar qualquer outra pessoa neste período e por isso, é importante que as roupas e todos os objetos que a criança tenha acesso sejam sempre lavados com água quente e sabão.

Como acontece a transmissão do oxiúrus e como prevenir

Principais formas de transmissão

A principal forma de transmissão deste verme ocorre quando a pessoa infectada coça o ânus, fazendo com que o verme ou seus ovos fiquem presos em seus dedos ou unhas e possam ser espalhados pelas suas roupas, lençóis e todo ambiente. Assim algumas formas de ser contaminado com esta verminose são:

  • Ingerir alimentos contaminados;
  • Usar a roupa, mesma toalha ou dormir na mesma cama da pessoa contaminada;
  • Brincar com brinquedos ou objetos contaminados com o verme ou seus ovos;
  • Sentar no vaso sanitário contaminado;
  • Entrar em contato com o esgoto ou água poluída;
  • Sentar no chão usando apenas roupas com tecido fino.

É muito fácil que a pessoa com oxiúrus contamine outras ao seu redor, ainda que este não seja seu desejo. Como normalmente esta infecção surge em crianças, os pais e professores precisam adotar medidas para o controle da infestação porque senão o ciclo pode durar anos.

Sempre que uma pessoa é contaminada, todos ao seu redor precisam realizar o tratamento para erradicar este verme. Nos casos mais graves, em população de baixa renda e com poucos hábitos de higiene, pode ser necessário que todos sejam tratados ao mesmo tempo e sejam instruídos ao limparem exaustivamente seus lares até que a infestação seja completamente controlada. Veja como deve ser feito o tratamento para oxiúrus.

Como acontece a transmissão do oxiúrus e como prevenir

Como prevenir

Para prevenir o oxiúrus é importante que sejam adotadas, pela pessoa contaminada e familiares, medidas para diminuir o risco de reinfecção e transmissão para outras pessoas. Assim, é importante ter alguns hábitos como: 

  • Não sacudir a roupa de cama da pessoa infectada pela manhã, mas sim enrolar e lavar em água fervente todos os dias. O verme possui hábito noturno, ou seja, a fêmea do verme coloca os ovos na região anal à noite, e o fato da criança coçar, por exemplo, pode fazer com que os ovos sejam espalhados na roupa de cama.
  • Cortar as unhas e evitar roê-las, pois evita que os ovos sejam transportados nas unhas e ingeridos;
  • Limpar a casa com aspirador, pois evita que os ovos sejam espalhados;
  • Consumir apenas água filtrada ou engarrafada, evitando consumir água que aparentemente não esteja própria para consumo;
  • Lavar bem os alimentos antes de prepará-los. Os alimentos que são consumidos com casca devem permanecer de molho numa bacia com 1 litro de água e 1 colher de cloro por pelo menos 20 minutos.
  • Lavar bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro, bem como antes de preparar os alimentos.

Além dessas medidas de prevenção, é importante realizar o tratamento conforme a orientação do médico. Além disso, é recomendado tomar banho de chuveiro logo de manhã, para eliminar os ovos e passar a pomada na região perianal antes de dormir.

Durante a gravidez, é importante que a mulher adote as medidas de prevenção, pois não é aconselhado que faça uso de qualquer medicamento para eliminar o verme. Nesses casos, são aconselhados remédios naturais, como o chá de semente de abóbora, por exemplo, mas que deve ser consumido sob recomendação do obstetra.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: