Remédios caseiros para oxiúrus

Uma bebida preparada com folhas de hortelã, o suco de aloe vera, pasta de mastruz com mel e o vinho misturado com cebola e mel são algumas opções de remédios caseiros eficazes no combate ao oxiúrus.

A infestação com oxiúrus causa intensa coceira anal, especialmente à noite, e facilmente a pessoa pode ingerir os ovos deste verme, acidentalmente, pelo fato de coçar a região e após algum tempo, acidentalmente, colocar a mão na boca, por exemplo. Além disso, os ovos podem ficar sob as unhas e depois chegarem à outros locais como mesinha de cabeceira, alimentos e toalhas, por exemplo.

Esta infestação pode ser difícil de controlar, especialmente se a pessoa apresentar os sintomas há muito tempo, o que pode indicar que outras pessoas próximas também estejam contaminadas, assim como o seu ambiente. Assim, é importante seguir o tratamento indicado pelo médico, que é feito com remédios antiparasitários específicos contra o oxiúrus e com algumas medidas que ajudam a controlar a infestação, eliminado os vermes e seus ovos do ambiente. Confira aqui.

Remédios caseiros para oxiúrus

Confira alguns remédios caseiros que podem ser úteis para ajudar no tratamento: 

Bebida de hortelã

Ingredientes

Modo de preparo

Ferva o leite com a hortelã, ou com o alho e deixe esfriar. Quando estiver morno, beba 1 copo deste leite adoçado com mel ainda em jejum. Após 7 dias, tome este remédio caseiro novamente.

Atenção: A hortelã-pimenta é contraindicada na gravidez.

Pasta de mastruz

Ingredientes

  • Folhas frescas de mastruz (Erva-de-santa maria)
  • Mel

Modo de preparo

Amassar as folhas com um pilão e depois misturar com mel até que vire uma pasta. 

  • Crianças com 10 a 20 kg: tomar 1 colher de sobremesa por dia
  • Crianças com 20 a 40 kg: tomar 1 colher de sopa por dia
  • Jovens e adultos: tomar 3 colheres de sopa por dia

Este tratamento caseiro deve ser mantido por 3 dias, mas o mastruz é contraindicado na gravidez.

Vinho branco com cebola

Ingredientes

  • 1 litro de vinho branco
  • 300 g de cebola
  • 100 g de mel 

Modo de preparo

Juntar o vinho e a cebola, deixar por 5 dias, coar e acrescentar o mel. Tomar 1 copo em jejum. 

Atenção: Durante a gravidez não é recomendado o consumo de álcool por isso este remédio caseiro é contraindicado nessa fase.

Além de usar estes remédios é muito importante manter boas medidas de higiene, como ter as unhas cortadas, não colocar as mãos na boca, lavar muito bem as roupas, roupas de cama, toalhas e objetos pessoais do indivíduo contaminado para realmente eliminar os ovos do verme evitando uma reinfestação.

Mais sobre este assunto: