4 remédios caseiros para oxiúrus

novembro 2021

Os remédios caseiros para oxiúrus, como o xarope de alho, o leite com hortelã-pimenta ou o chá de arruda, possuem propriedades vermífugas, que ajudam a eliminar o verme Enterobius vermicularis aliviando a intensa coceira anal, especialmente à noite, que acontece porque as fêmeas do verme se dirigem até o ânus para colocar seus ovos na região perianal, causando os sintomas.

Estes remédios caseiros podem ser usados a cada 6 meses ou em pequenas doses de forma regular para manter o intestino limpo, mas também podem ser usados após a confirmação da presença de vermes intestinais como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico. É importante lembrar que no caso de grávidas, mulheres a amamentar ou crianças é importante consultar o médico antes.

Além disso, deve-se adotar medidas de higiene para evitar a reinfestação do verme, como ter as unhas cortadas, não colocar as mãos na boca e lavar muito bem as roupas para eliminar os ovos do verme, por exemplo. Veja todas as medidas de higiene prevenir a reinfestação do oxiúrus

Algumas opções de remédios caseiros para oxiúrus são: 

1. Xarope de alho

O xarope de alho tem propriedades vermífugas naturais e estimulantes do sistema imunológico que podem ajudar a eliminar o verme, sendo uma boa opção de remédio caseiro para oxiúrus. 

Ingredientes

  • 2 xícaras de água;
  • 1 dente de alho cru cortado em fatias finas;
  • 1 xícara de açúcar.

Modo de preparo

Ferver a água com o açúcar, mexendo até dissolver completamente o açúcar. É importante não ferver por muito tempo para o açúcar não caramelizar. Desligar o fogo e adicionar o alho. Transferir o xarope para um recipiente de vidro limpo e seco e deixar repousar até esfriar. Coar e beber 1 colher de chá do xarope, 3 vezes ao dia por 7 dias, dar uma pausa de 7 dias sem tomar o xarope e depois tomar por mais 7 dias seguidos.

Outra forma de usar o alho para oxiúrus, é comer o dente de alho cru ou adicioná-lo picado e, nas refeições.

Além disso, pode-se também preparar uma pasta de alho, picando o dente de alho em fatias bem finas e misturar com vaselina sólida para formar uma pasta, que pode ser aplicada diretamente na região anal.

2. Leite com hortelã-pimenta

Um ótimo remédio caseiro para oxiúrus é o leite aromatizado com folhas de hortelã-pimenta em jejum porque ela é uma planta medicinal com ação vermífuga natural que mata e elimina os parasitas.

Ingredientes

  • 4 talos e 10 folhas verdes de hortelã-pimenta;
  • 100 mL de leite desnatado;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo

Colocar o leite e a hortelã-pimenta numa panela até ferver. Deixar a mistura esfriar e, se desejar, acrescentar o mel. O leite deve ser tomado morno em jejum, de preferência 1 hora antes do café da manhã, e o processo deve ser repetido 7 dias depois, totalizando 2 doses.

Esse remédio caseiro não deve ser usado durante a gravidez. Para pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen, não se deve adicionar o mel no preparo desse remédio caseiro.

3. Pasta de mastruz

A pasta de mastruz, preparada com a planta medicinal Dysphania ambrosioides, também conhecida como erva-de-santa-maria, é um excelente remédio caseiro contra oxiúrus devido à sua ação vermífuga.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas de mastruz (erva-de-santa maria);
  • Mel.

Modo de preparo

Amassar as folhas com um pilão e depois misturar com mel até que vire uma pasta. As doses normalmente recomendadas são 1 colher (de sobremesa) por dia, por via oral, para crianças com 10 a 20 kg, 1 colher (de sopa) por dia para crianças com 20 a 40 Kg, e 3 colheres de sopa por dia para adultos. Tomar a pasta de mastruz por 3 dias seguidos.

Este remédio caseiro não deve ser usado durante a gravidez ou por pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen.

4. Chá de arruda

O chá de arruda também é uma boa opção de remédio caseiro para oxiúrus pois tem propriedades vermífugas que ajudam a eliminar o verme. 

Ingredientes

  • 1 colher (de sobremesa) de folhas secas de arruda;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de arruda na xícara com água fervente e deixar repousar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, deixar amornar, coar e beber em seguida.

O chá de arruda não deve ser usado por mulheres grávidas, uma vez que essa planta também pode causar contrações uterinas e hemorragias. Além disso, também não deve ser usado por pessoas que usam remédios anticoagulantes, pois pode aumentar o risco de sangramentos.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2021.

Bibliografia

  • PANDEY, Palak; et al. Anthelmintic activity of Ruta graveolens L. leaves extract. International Journal of Phytomedicines and Related Industries. 2. 3; 241-243, 2010
  • POZZATTI, P. N.; et al. Aspectos farmacológicos e terapêuticos da utilização da Erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides) em humanos e animais. PUBVET. 4. 35; 1-14, 2010
Mostrar bibliografia completa
  • ETEWA Samia; ABAZA Sherif. Herbal Medicine and Parasitic Diseases. Herbal Medicine and Parasites. 4. 1; 3-14, 2011
  • WINK, Michael. Medicinal Plants: A Source of Anti-Parasitic Secondary Metabolites. Molecules. 17. 11; 12771–12791, 2012
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Sintomas de VERMES que você NÃO PODE ignorar!

    07:35 | 509460 visualizações
  • Sintomas e remédios para acabar com VERMES

    04:53 | 1617087 visualizações