Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de oxiúrus

O sintoma mais comum provocado pela presença do oxiúrus é a intensa coceira anal, especialmente à noite. Emagrecimento, enjoo, irritabilidade, dificuldades em dormir e convulsões também já foram observados em alguns casos.

Nas meninas, a infecção pode causar ainda contaminação vaginal, gerando vaginite e até mesmo infertilidade, se os vermes proliferarem-se nas trompas e bloqueá-las. Se os oxiúrus subirem pelo intestino, eles podem chegar ao apêndice e gerar uma apendicite aguda, embora isso não seja muito comum.

Sintomas de oxiúrus

Como reconhecer o Oxiúrus

Oxiúrus ou enteróbios vermiculares, como é conhecido cientificamente é um verme fino, semelhante a um alfinete ou fio de algodão, que mede de 0,3 mm a 1 cm de comprimento. Ele prefere habitar a parte final do intestino, na região peri anal, provocando intensa coceira nesta região.

Quando uma pessoa encontra-se contaminada com este verme suas roupas, roupas de cama também estão contaminados e sempre que uma pessoa entrar em contato com o pequeno verme, poderá ingerir a ele ou os seus ovos, acidentalmente, ficando igualmente contaminado. Assim é que comum que quando uma pessoa esteja afetada, todas as pessoas próximas também estejam e por isso o tratamento deve ser seguido por todos até que a infestação tenha sido devidamente controlada.

Os pequenos vermes tem hábitos noturnos, por isso é neste período que a pessoa sente mais coceira no ânus. Seu diagnóstico é simples de ser feito e consiste na observação dos sintomas e em colar uma fita adesiva na região anal, observando-a logo a seguir. Os pequenos vermes poderão ser vistos colados na fita adesiva, à olho nu.

Tratamento para coceira no ânus devido ao Oxiúrus

Depois de confirmar que realmente é infestação por oxiúrus o pediatra pode recomendar a toma de remédios para vermes como Albendazol ou Mebendazol.

Veja algumas opções de remédios caseiros para vermes, e como se proteger nesse vídeo:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...