Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Que pomada usar para oxiúrus?

Dezembro 2020

A melhor pomada para tratar a infecção por oxiúrus é a que contém tiabendazol, que é um antiparasitário que atua diretamente nos vermes adultos e ajuda a aliviar os sintomas da infecção, sendo normalmente recomendado pelo médico por cerca de 5 dias.

Apesar disso, o tiabendazol não é capaz de atuar nos ovos desse parasita e, por isso, é importante que seja também indicado pelo médico o uso de medicamentos antiparasitários em forma de comprimido que atuam tanto nos vermes adultos quanto nos ovos, além de aliviar os sintomas, como o mebendazol e o albendazol, por exemplo. Veja mais sobre os remédios para oxiúrus. 

É importante que o tratamento seja realizado pela própria pessoa e pelos restantes habitantes da casa, para evitar a transmissão e reinfecção. Além disso, existem medidas importantes de prevenção de uma reinfecção, que consistem em lavar toda a roupa de cama, lavar bem as mãos, cortas as unhas e limpar bem todas as superfícies da casa, por exemplo.

Que pomada usar para oxiúrus?

Como usar a pomada

A pomada deve ser usada de acordo com a orientação do médico, sendo normalmente indicado colocar a pomada de tiabendazol na região perianal durante à noite, que corresponde ao período do dia que o verme adulto desloca-se para essa região para colocar os ovos. Dessa forma, é possível combater o parasita e aliviar os sintomas.

Em alguns casos, o médico pode também recomendar o uso de outras pomadas para ajudar a cicatrizar e aliviar o desconforto na região anal causado pela coceira.

Para que o tratamento seja mais eficaz e seja possível prevenir novas infecções, pode ser indicado pelo médico o uso de antiparasitários em forma de comprimido, como mebendazol, albendazol ou o pamoato de pirantel, que devem ser tomados em dose única, que deve ser repetida cerca de 2 a 3 semanas depois. Confira mais detalhes do tratamento para oxiúrus.

Como melhorar o tratamento

Para que o tratamento seja mais eficaz e para evitar um reinfecção, devem-se adotar as seguintes medidas:

  • Tratamento de todas as pessoas que habitam a mesma casa;
  • Evitar coçar na região anal;
  • Evitar sacudir lençóis para não espalhar os ovos;
  • Lavar a roupa de cama, toalhas e a roupa interior em água fervente, todos os dias;

Além disso, é importante lavar bem a região anal e as mãos e cortar bem as unhas e evitar levar as mãos à boca.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem