Que pomada usar para oxiúrus?

Atualizado em agosto 2023

A melhor pomada para tratar a infecção por oxiúrus é a que contém tiabendazol, que é um antiparasitário, normalmente indicado para o tratamento da larva migrans, mas que atua diretamente nos vermes adultos e ajuda a aliviar os sintomas da infecção, sendo normalmente recomendado pelo médico por cerca de 3 dias.

Além disso, o médico também pode indicar o uso de pomadas antipruriginosas, como a pomada de hidrocortisona, a pomada de óxido de zinco ou a pomada de dexpantenol, ajudam a aliviar os sintomas da infecção como coceira intensa ou irritação na região anal.

Essas pomadas podem complementar o tratamento do oxiúrus e não substituem o uso de remédios antiparasitários receitados pelo médico, como o mebendazol e o albendazol, por exemplo, na forma de comprimido ou suspensão oral, e os cuidados para evitar a transmissão ou reinfecção. Veja mais sobre os remédios para oxiúrus. 

Imagem ilustrativa número 1

Como usar as pomadas

Para usar as pomadas, deve-se aplicar uma colocar um pouco da pomada na região perianal, após sua higienização, de manhã e à noite, por 1 a 3 dias seguidos, conforme orientação médica. Lavar bem as mãos após aplicar a pomada. 

As pomadas para oxiúrus devem ser usadas somente se indicado pelo médico como forma de complementar o tratamento com os antiparasitários na forma de comprimidos ou suspensão oral, como mebendazol, albendazol ou o pamoato de pirantel, que devem ser tomados em dose única, que deve ser repetida cerca de 2 a 3 semanas depois. Confira mais detalhes do tratamento para oxiúrus.

Como melhorar o tratamento

Para que o tratamento seja mais eficaz e para evitar um reinfecção, devem-se adotar as seguintes medidas:

  • Tratamento de todas as pessoas que habitam a mesma casa;
  • Evitar coçar na região anal;
  • Evitar sacudir lençóis para não espalhar os ovos;
  • Lavar a roupa de cama, toalhas e a roupa interior em água fervente, todos os dias;

Além disso, é importante lavar bem a região anal e as mãos e cortar bem as unhas e evitar levar as mãos à boca.