TOTG: o que é, quando fazer e o que significa o resultado do exame

Atualizado em dezembro 2023

O TOTG é um exame que avalia a capacidade da pessoa em manter os níveis de glicose adequados após uma sobrecarga de glicose.

Assim, o exame de TOTG é indicado no diagnóstico de pré-diabetes e diabetes, principalmente em pessoas que possuem fatores de risco, além de também ser indicado a partir da 24ª semana de gestação para investigar a diabetes gestacional.

O exame TOTG, também chamado de Teste Oral de Tolerância à Glicose ou exame da curva glicêmica, deve ser feito no laboratório e consiste na medição da glicose sanguínea após 2 horas da ingestão de uma solução de 75 gramas de glicose.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame de TOTG serve para investigar a pré-diabetes e diabetes, principalmente quando o exame de glicemia em jejum e a hemoglobina glicada estão alteradas. Esse exame é normalmente indicado para pessoas que possuem fatores de risco para diabetes, como histórico familiar de diabetes mellitus do tipo 2, ovários policísticos e obesidade.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar a necessidade de realizar o exame TOTG:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

TOTG na gestação

O TOTG na gestação é importante para investigar a possibilidade de diabetes gestacional, que é uma situação que pode acontecer mesmo em mulheres que nunca tiveram diagnóstico de diabetes.

O TOTG na gravidez normalmente é realizado entre as semanas 24 e 32 da gravidez e faz parte dos exames do pré-natal, já que o aumento de glicose circulante pode aumentar o risco de complicações para a mulher e para o bebê. Saiba mais sobre a diabetes gestacional.

Como é feito

O exame de TOTG é feito no laboratório após realização do exame de glicemia em jejum. Caso a glicemia em jejum seja inferior a 126 mg/ dL, é possível realizar o exame seguindo o seguinte passo a passo:

  1. Tomar 75 gramas de solução de glicose, no caso dos adultos, ou 1,75 gramas por kg, no caso das crianças;
  2. Coletar uma amostra de sangue após 60 minutos;
  3. Fazer nova coleta de sangue após 2 horas da sobrecarga de glicose.

O TOTG não deve ser feito por pessoas que possuem glicemia acima de 126 mg/ dL, já que pode aumentar o risco de hiperglicemia desnecessária. Veja mais sobre a hiperglicemia.

Valor de referência

O valor de referência do exame de TOTG após 2 horas da ingestão da solução de glicose é:

  • TOTG normal: menor que 140 mg/ dL;
  • TOTG alterado: a partir de 140 mg/ dL.

O valor de referência pode variar ligeiramente entre os laboratórios, sendo importante que o resultado seja interpretado pelo médico levando em consideração o valor de referência do laboratório e resultado de outros exames que possam ter sido solicitados.

Calculadora de TOTG

Para saber se a tolerância à glicose está normal, indique o resultado do exame de TOTG na calculadora a seguir:

Erro
Erro

O que significa o resultado

O resultado do exame de TOTG pode indicar pré-diabetes ou diabetes de acordo com o nível de glicose após as 2 horas de sobrecarga de glicose:

  • TOTG entre 140 a 200 mg/ dL: sugestivo de pré-diabetes;
  • TOTG a partir de 200 mg/ dL: diabetes do tipo 2.

Os valores de TOTG a partir de 140 mg/ dL são indicativos de tolerância diminuída à glicose, o que significa que o organismo não está sendo capaz de processar a glicose circulante, havendo uma maior concentração disponível na circulação.

Em caso de alteração nos níveis de TOTG, é fundamental que o endocrinologista seja consultado para que o resultado do exame seja avaliado juntamente com outros exames que possam ter sido solicitados para confirmar a pré-diabetes ou a diabetes. Veja mais sobre os exames que confirmam a diabetes.