Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 Benefícios de tomar Vitamina D

Os benefícios da vitamina D estão relacionados com a boa saúde dos ossos e dos dentes, com o aumento da força muscular e do equilíbrio, e com a diminuição do risco de doenças como diabetes, obesidade e câncer.

Para ter níveis adequados de vitamina D, deve-se ter uma alimentação rica em peixes, ovos e fígado, e deve-se tomar sol diariamente por pelo menos 15 minutos. No entanto, tomar suplementos de vitamina D pode ser necessário quando os níveis desta vitamina no sangue estão diminuídos, o que pode causar sintomas como dores nos ossos e fraqueza.

A seguir estão os principais benefícios da Vitamina D.

1. Fortalecer ossos e dentes

A vitamina D é importante para o fortalecimento dos ossos e dos dentes porque aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino e facilita a entrada desses minerais nos ossos, que são essenciais para a sua formação. Assim, a falta de vitamina D pode levar ao enfraquecimento dos ossos, fazendo surgir doenças como raquitismo nas crianças e osteoporose nos adultos e idosos.

2. Prevenir diabetes

A vitamina D ajuda a prevenir o diabetes porque atua na manutenção da saúde do pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina. Assim, níveis baixos de vitamina D fazem com que o pâncreas libere menos insulina, o que provoca aumento na quantidade de açúcar do sangue, principal característica da diabetes.

3. Prevenir obesidade

A falta de vitamina D está ligada à obesidade porque baixos níveis dessa vitamina no sangue provocam o aumento da sensação de fome e a diminuição do metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e acumule mais gordura.

Vitamina D ajuda a prevenir câncerVitamina D ajuda a prevenir câncer
Vitamina D fortalece músculos e ossosVitamina D fortalece músculos e ossos

4. Fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio

A vitamina D participa do processo de formação dos músculos e está ligada a uma maior força e agilidade muscular. A deficiência dessa vitamina pode provocar sintomas como dor e fraqueza muscular, principalmente nas pernas, além de causar desequilíbrios e quedas em idosos.

5. Melhorar o sistema imune

A vitamina D ajuda a melhorar o sistema imune e reduzir a inflamação no organismo, porque diminui a produção de substâncias inflamatórias e ajuda no combate à doenças autoimunes, como psoríase, artrite reumatoide e lúpus.

6. Prevenir o câncer

A vitamina D participa do controle da morte das células, ajudando a diminuir a formação de células deficientes que provocam o câncer. Níveis adequados de vitamina D estão ligados principalmente à prevenção do câncer de mama, próstata, colorretal e renal.

Além desses benefícios, a vitamina D também previne a pressão alta, doenças do coração e esclerose múltipla. Assim, para prevenir doenças e ter níveis adequados de vitamina D no sangue, veja:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...