Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tipos de hemiplegia

A hemiplegia é uma condição em que há a paralisia de um lado do corpo, o que interfere diretamente na qualidade de vida da pessoa, devendo ser tratada rapidamente por meio de fisioterapia, principalmente.

A hemiplegia pode ser resultante de problemas durante a gestação (hemiplegia congênita) ou ser decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infecções que afetem o sistema nervoso (hemiplegia adquirida). Saiba mais sobre a hemiplegia.

A paralisia cerebral não é considerada uma doença e, via de regra, não tem características progressivas, o que significa que o doente tem sempre as mesmas dificuldades devido à região do cérebro afetada pela paralisia, e a lesão do cérebro tende a não evoluir.

Tipos de hemiplegia

Tipos de hemiplegia

De acordo com os sintomas e sua gravidade, a hemiplegia pode ser classificada em 4 tipos principais:

1. Espástica

Na hemiplegia espástica os músculos tornam-se rígidos e fracos e a pessoa tem dificuldade para falar e se locomover. As crianças com esse tipo de hemiplegia normalmente apresentam deformidades nas articulações, já que não há desenvolvimento muscular correta.

2. Coreoatetoide

Nesse tipo de hemiplegia, os músculos se movem espontaneamente, devagar, sem controle e tem início súbito.

3. Atáxica

A hemiplegia atáxica é um tipo de paralisia cerebral que leva o paciente a ter pouca coordenação e movimentos inseguros de tronco e membros, além de fraqueza e tremores musculares.

4. Mista

Na paralisia cerebral classificada como mista, estão presentes num único paciente sintomas de mais de um tipo das paralisias antes mencionadas, em geral paralisia espástica e coreoatetoide combinadas.

O que fazer

Nos primeiros sintomas de paralisia cerebral de qualquer tipo, é importante ir ao médico para que se possa fazer o diagnóstico e ser indicada a melhor forma de tratamento.

O tratamento é feito com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa, sendo normalmente recomendada a realização de fisioterapia para melhorar a mobilidade dos membros, tornar a pessoa mais independente para realizar as atividades diárias, melhorar a postura e evitar a ocorrência de contraturas. Veja como é feita a fisioterapia para hemiplegia.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...