Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Tintas naturais para pintar o cabelo em casa

Dezembro 2019

Alguns extratos de plantas, como camomila, henna e hibisco, servem como tintura de cabelo, realçam a cor e o brilho natural, podendo ser preparadas e aplicadas em casa, sendo muitas vezes, uma opção para mulheres grávidas e que não queiram se expor aos componentes químicos das tinturas convencionais.

No entanto, é importante observar que as soluções feitas em casa com essas plantas naturais, nem sempre produzem uma coloração tão forte e intensa quanto das tintas de indústria, pois estão mais propensas a oxidação, mudanças de cor e desbotamento. Por isso, antes de qualquer aplicação é necessário manter o mais hidratado possível para que a coloração fique mais evidente. Veja mais algumas opções de máscara caseira para hidratar o cabelo.

Tintas naturais para pintar o cabelo em casa

1. Beterraba

A beterraba possui uma substância chamada betacaroteno, que tem função antioxidante e possui um pigmento avermelhado que pode ser usada para realçar a coloração avermelhada dos fios de cabelos e também é indicada para dar brilho. Para fazer a tinta natural com beterraba, basta seguir as instruções a seguir.

Ingredientes

  • 1 beterraba picada;
  • 1 litro de água;

Modo de preparo

Colocar a beterraba numa panela e deixar cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Depois, utilizar a água avermelhada do cozimento da beterraba para passar no cabelo depois de lavado e não enxaguar. A água onde cozinhou a beterraba pode ser guardada em um recipiente e aplicada sempre nos cabelos como o último enxague.

2. Henna

A henna é um corante natural extraído da planta Lawsonia inermis e é usado, muitas vezes, para fazer tatuagem temporária e para engrossar a sobrancelha. Porém, a henna tem substâncias que ajudam a equilibrar o pH do couro cabeludo e por causa dos seus pigmentos, pode ser usada para deixar a coloração avermelhada no cabelo. O ideal é fazer a pintura com este produto, com auxílio de um cabeleireiro profissional.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de pó de henna;
  • 4 colheres (de sopa) de água;

Modo de preparo

Misturar a água com o pó de henna até que vire uma pasta, colocar um plástico filme em cima e deixar descansar por cerca de 12 horas. Depois, passe óleo de coco no contorno do cabelo para que a henna não manche a pele e com auxílio de uma luva passe o produto nas mexas do cabelo. Deixe a henna agir de 15 a 20 minutos, em seguida lave e hidrate o cabelo.

3. Camomila

A camomila é uma planta utilizada em muitos produtos cosméticos, como shampoos e máscaras hidratantes, pois possui substâncias como apigenina, capaz de clarear os fios de cabelo, deixando-os mais iluminados e com coloração dourada e castanho-amarelado. Os efeitos da camomila não são instantâneos, por isso, para verificar os efeitos do uso são necessários vários dias de uso.

Ingredientes

  • 1 xícara de flores secas de camomila;
  • 500 ml de água;

Modo de preparo

Ferver a água e colocar as flores secas de camomila, tapar o recipiente e esperar esfriar. Em seguida, deve-se coar a mistura e enxaguar os fios de cabelo, deixando atuar por 20 minutos. Depois, pode-se lavar o cabelo normalmente, com hidratante ou condicionador. Veja mais outras opções de receitas caseiras com camomila para clarear o cabelo.

4. Hibisco

O hibisco é uma flor com substâncias flavonoides que possui um pigmento avermelhado e por isso pode ser usada como tinta natural para o cabelo. Esta planta também é capaz de controlar a caspa, reduzir os efeitos dos raios ultravioletas sobre os fios de cabelo e ajuda no crescimento capilar. O chá de hibisco pode potencializar a cor do cabelo e fazer com que os fios fiquem mais avermelhados.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco;

Modo de preparo

Colocar o hibisco seco na água fervendo e deixar descansar por 15 minutos. Em seguida, é necessário coar a solução, aplicar o chá sobre os cabelos limpos, deixar agir por 20 minutos e lavar o cabelo como de costume. Alguns locais vendem o hibisco em pó, que pode ser misturado a henna e isto dá um efeito mais ruivo aos fios de cabelo.

5. Chá preto

Uma outra boa tinta natural para o cabelo é o chá preto que pode ser aplicada nos cabelos castanhos, pretos ou grisalhos. Para fazer esta tinta natural com chá preto, deve-se seguir as seguintes indicações.

Ingredientes

  • 3 xícaras de água;
  • 3 colheres (de sopa) de chá preto;

Modo de preparo

Colocar a água numa panela e deixar ferver. Depois de fervida, colocar o chá preto e a água em um recipiente, deixando repousar por meia hora. Depois, lavar o cabelo normalmente e aplicar essa mistura no cabelo, deixando-a agir por vinte minutos, enxaguando por último com água fria.

Veja outras dicas que podem deixar o cabelo mais bonito e sedoso:

Bibliografia >

  • NAISHADHAM, Padmaja et al. Evaluation of Organic Hair Dye Formulation by an Environment Friendly Process. Int. J. Pharm. Sci. Rev. Res.. Vol.21, n.2. 152-157, 2013
  • SHAHI, Z.; MEHRIZI, Khajeh M.; HADIZADEH, M. A Review of the Natural Resources Used to Hair Color and Hair Care Products. J. Pharm. Sci. & Res. Vol., n.7. 1026-1030, 2017
  • DWECK, A. C. Natural ingredients for colouring and styling. International Journal of Cosmetic Science, 2002. Vol.24. 287-302, 2002
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem