TGP baixo: o que significa, sintomas (e como tratar)

Atualizado em janeiro 2024

O TGP baixo geralmente é considerado normal e não indica problemas de saúde. No entanto, o TGP baixo pode indicar situações como deficiência de vitamina B6, infecção urinária ou doença renal crônica, principalmente quando acompanhado de sinais e sintomas.

Alguns sintomas que podem surgir com o TGP baixo, que também é conhecido como alanina aminotransferase, incluem inflamação na língua, dor e queimação ao urinar, urina escura e com cheiro forte, irritabilidade, convulsões e falta de apetite.

Leia também: Alanina Aminotransferase (ALT): o que é e o que significa TGP alto ou baixo tuasaude.com/para-que-serve-o-teste-de-alanina-aminotransferase

O tratamento do TGP baixo deve ser feito pelo clínico geral e varia conforme a causa dessa condição, podendo incluir o uso de medicamentos e suplementos, dieta e, em alguns casos, o transplante e a diálise.

Imagem ilustrativa número 1

O que significa TGP baixo

Algumas das possíveis causas de TGP baixo são:

  • Deficiência de vitamina B6;
  • Infecção urinária;
  • Doença renal crônica;
  • Período menstrual;
  • Idade avançada.

No entanto, o TGP baixo no exame de sangue geralmente não é relevante, principalmente quando a pessoa não apresenta sintomas ou sinais.

Por isso, para confirmar possíveis problemas de saúde, o médico também avalia os sintomas e o histórico de saúde da pessoa, além de solicitar outros exames, como hemograma completo, dosagem de vitaminas e TGO, por exemplo.

Valores normais

Os valores geralmente considerados normais de TGP no sangue são entre 7 e 56 U/L.

No entanto, os valores de referência TGP variam entre os laboratórios e também de acordo com o sexo e o índice de massa corporal da pessoa.

Por isso, o resultado desse exame deve ser sempre analisado pelo médico que o solicitou, para avaliar se existe ou não alterações.

Dúvidas sobre o resultado dos seus exames?

Nós te ajudamos! Marque uma consulta e receba orientação especializada sobre o que você precisa fazer.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Sintomas de TGP baixo

Os sintomas de TGP baixo estão relacionados com as causas dessa condição, podendo incluir:

  • Inflamação na língua;
  • Dor e queimação ao urinar;
  • Urina escura e com cheiro forte;
  • Feridas na boca;
  • Diminuição do volume de urina;
  • Coceira no corpo;
  • Cansaço excessivo.

Além disso, a pessoa com TGP baixo também pode apresentar irritabilidade, convulsões, falta de apetite e inchaço nos pés ou tornozelos.

Como tratar o TGP baixo

O tratamento do TGP baixo deve ser feito de acordo com a causa da alteração dessa enzima, incluindo medicamentos, suplementos, dieta, transplante de rins e diálise.

1. Medicamentos

O uso de medicamentos como nitrofurantoína, ciprofloxacino e fenazopiridina podem ser prescritos pelo médico no tratamento da infecção urinária. Conheça outros remédios indicados para tratar a infecção urinária.

Já para o tratamento da doença renal crônica, podem ser indicados medicamentos como furosemida, para aumentar a produção de urina e reduzir o inchaço, e eritropoietina, um hormônio que ajuda a evitar a anemia.

2. Dieta

A dieta para o tratamento da doença renal crônica, ou insuficiência renal crônica, deve ser feita controlando a ingestão de sódio, fósforo, potássio e proteínas, e, em casos mais graves, também deve-se controlar o consumo de líquidos. Entenda melhor como deve ser a dieta para insuficiência renal.

Já no tratamento da deficiência de vitamina B6, a dieta deve priorizar principalmente o consumo de alimentos ricos nesse nutriente, como lentilha, banana, espinafre, salmão e amendoim.

Leia também: 22 alimentos ricos em vitamina B6 (Piridoxina) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-b6

3. Suplementos

Os suplementos de vitamina B6 podem ser indicados pelo médico ou nutricionista para ajudar no tratamento da deficiência desse nutriente. As cápsulas de vitamina B6 deve ser consumida juntamente com as refeições principais.

Além disso, suplementos de cálcio e vitamina D podem ser indicados para evitar o risco de fraturas e dor óssea, em casos de doença renal crônica.

4. Transplante renal

O transplante renal, ou transplante de rim, é uma cirurgia que recupera as funções do rim, sendo feita com a substituição do rim doente por outro saudável. Este transplante geralmente é indicado quando existem danos graves no rim que prejudicam a sua função de filtrar e eliminar toxinas, e manter o equilíbrio de água e minerais no corpo.

5. Diálise

A diálise é recomendada em estágios mais avançados da doença renal crônica, quando os rins não funcionam ou funcionam muito pouco. A diálise ajuda a eliminar o excesso de toxinas, sais minerais e líquidos acumulados no corpo.