Tetralysal: para que serve e como usar

agosto 2022

O Tetralysal é um medicamento antibiótico que possui limeciclina em sua composição, sendo indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis às tetraciclinas. Geralmente, é utilizado para o tratamento da acne vulgar e da rosácea, associado ou não ao tratamento tópico específico.

Este medicamento pode ser usado em adultos e crianças com mais de 8 anos de idade, isso porque o uso por crianças menores pode aumentar o risco do desenvolvimento de hipoplasia do esmalte dental e pigmentação permanente dos dentes.

O Tetralysal pode ser encontrado na forma de cápsulas de 150 a 300 mg e pode ser adquirido em farmácias convencionais mediante a apresentação de receita médica.

Para que serve

O Tetralysal pode ser indicado principalmente no tratamento de acne vulgar. No entanto, pode ser também indicado no tratamento de outras infecções causadas por microrganismos sensíveis às tetraciclinas, como:

  • Infecção no ouvido, nariz e garganta;
  • Infecção gastrointestinal;
  • Infecção urinária;
  • Uretrite não gonocócica;
  • Tracoma.

Além disso, esse medicamento também pode ser utilizado por pessoas com alergia aos antibióticos betalactâmicos para tratar a sífilis e a doença de Lyme, por exemplo.

Como funciona

O Tetralysal tem uma substância chamada de limeciclina na composição, que é antibiótico e que inibe o crescimento de microrganismos susceptíveis, principalmente da Propionibacterium acnes, na superfície da pele, reduzindo a concentração de ácidos graxos livres no sebo. Os ácidos graxos livres são substâncias que facilitam o aparecimento de espinhas e que favorecem a inflamação da pele.

Como usar

Para adultos e crianças maiores de 12 anos, a dose recomendada para tratar a acne é de 1 cápsula de 300 mg por dia ou 1 cápsula de 150 mg pela manhã e outra à noite, durante 8 a 12 semanas, dependendo das indicações médicas. A dose para crianças entre os 8 e 11 anos de idade deve ser indicada pelo pediatra.

No caso de tratamento para outras infecções, a dose diária recomendada é de 600 mg, dividida em duas doses de 300 mg cada uma, durante o tempo estabelecido pelo médico.

As cápsulas de Tetralysal devem ser engolidas inteiras, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar e apenas deve ser tomado de acordo com as indicações do médico.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são náuseas, dor abdominal, diarreia e dor de cabeça. Além disso, se for dado a crianças menores de 8 anos de idade, podendo causar hipoplasia do esmalte do dente e pigmentação permanente dos dentes.

O Tetralysal também pode causar reações alérgicas graves que requerem atenção médica imediata. Por isso, é recomendado suspender o uso do medicamento e procurar ajuda médica urgente caso surjam sintomas como dificuldade para respirar, sensação de ter a garganta fechada, inchaço da boa, lingua ou rosto, e/ ou coceira intensa.

Quem não deve usar

O Tetralysal está contraindicado para crianças com menos de 8 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pacientes em tratamento com retinoides orais e com alergia às tetraciclinas ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, este medicamento não deve ser usado em pessoas com doenças nos rins ou fígado sem antes conversar com o seu médico.

Conheça outras formas de tratamento da acne.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • DR. LAZAR Y CÍA. S.A.Q. E I. Lazar (limeciclina) cápsulas). Disponível em: <https://lazar.com.ar/pdf/prospectos/109-nexpecil.pdf>. Acesso em 11 ago 2022
  • COLEGIO DE QUÍMICOS FARMACÉUTÍCOS Y BIOQUÍMICOS DE CHILE (AG). TETRALYSAL Cápsulas. Disponível em: <https://www.colegiofarmaceutico.cl/MFT/PRODUCTO/P7468.HTM>. Acesso em 09 ago 2022
Mostrar bibliografia completa
  • VADEMECUM. Limeciclina. Disponível em: <https://www.vademecum.es/principios-activos-limeciclina-J01AA04-es>. Acesso em 09 ago 2022
  • THE ELECTRONIC MEDICINES COMPENDIUM (EMC). Tetralysal 300 mg Hard Capsules. Disponível em: <https://www.medicines.org.uk/emc/product/926>. Acesso em 09 ago 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.