Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Taxa de Filtração Glomerular (TFG): o que é, como determinar e quando pode estar alterada

A taxa de filtração glomerular, ou simplesmente TGF, é uma medida laboratorial que permite que o clínico geral e o nefrologista avaliem o funcionamento dos rins da pessoa, sendo essa medida importante para o diagnóstico e verificação do estágio da doença renal crônica (DRC), o que torna o TGF também fundamental para estabelecimento do melhor tratamento, caso seja necessário.

Para que seja calculada a taxa de filtração glomerular, é preciso levar em consideração o sexo, peso e idade da pessoa, já que é normal que a TGF diminua à medida que a pessoa envelhece não sendo necessariamente indicativo de lesões ou alterações renais.

São vários os cálculos propostos para determinar a taxa de filtração glomerular, no entanto os mais utilizados na prática clínica são os que levam em consideração a quantidade de creatinina no sangue ou a quantidade de cistatina C, sendo essa a mais estudada atualmente, já que a quantidade de creatinina pode sofrer interferência de outros fatores, incluindo a alimentação, não se tornando, portanto, um marcador apropriado para diagnóstico e acompanhamento da DRC.

Taxa de Filtração Glomerular (TFG): o que é, como determinar e quando pode estar alterada

Como a TGF é determinada

A taxa de filtração glomerular é determinada no laboratório através de cálculos que devem levar em consideração principalmente a idade e o gênero da pessoa, pois esses fatores interferem no resultado. No entanto, para que a TFG seja calculada, deve ser feita coleta de uma amostra de sangue para que seja dosada a creatinina ou a cistatina C, de acordo com a recomendação do médico.

A taxa de filtração glomerular pode ser calculada tanto levando em consideração a concentração de creatinina quanto a concentração de cistatina C. Apesar da creatinina ser a mais utilizada, não é a mais indicada, pois sua concentração pode sofrer interferência de outros fatores, como alimentação, atividade física, doenças inflamatórias e quantidade de massa muscular e, assim, não representa necessariamente a função renal.

Por outro lado, a cistatina C é produzida pelas células nucleadas e são filtradas regularmente nos rins, de forma que a concentração dessa substância no sangue está diretamente relacionada com a TFG, sendo, portanto, um marcador melhor do funcionamento dos rins.

Valores normais de TGF

A taxa de filtração glomerular tem como objetivo verificar o funcionamento dos rins, pois leva em consideração a dosagem de substâncias que são filtradas nos rins e não são reabsorvidas para o sangue, sendo essencialmente eliminadas na urina. No caso da creatinina, por exemplo, essa proteína é filtrada pelos rins e uma pequena quantidade é reabsorvida para o sangue, de forma que em condições normais pode ser verificada concentrações de creatinina na urina muito superior à do sangue.

No entanto, quando há alterações nos rins, o processo de filtração pode ser alterado, de modo que há menor quantidade de creatinina sendo filtrada pelos rins, resultando em uma maior concentração de creatinina no sangue e diminuição da taxa de filtração glomerular.

Como a taxa de filtração glomerular pode variar de acordo com o gênero e idade da pessoa, os valores de TGF quando o cálculo é feito com a creatinina são:

  • Normal: maior ou igual a 60 mL/min/1,73m²;
  • Insuficiência renal: menor que 60 mL/min/1,73m²;
  • Insuficiência renal grave ou falência renal: quando menor que 15 mL/min/1,73m².

De acordo com a idade, normalmente os valores de TGF normais são:

  • Entre 20 e 29 anos: 116 mL/min/1,73m²;
  • Entre 30 e 39 anos: 107 mL/min/1,73m²;
  • Entre 40 e 49 anos: 99 mL/min/1,73m²;
  • Entre 50 e 59 anos: 93 mL/min/1,73m²;
  • Entre 60 e 69 anos: 85 mL/min/1,73m²;
  • A partir dos 70 anos: 75 mL/min/1,73m².

Os valores podem variar de acordo com o laboratório, no entanto quando a TFG encontra-se menor em relação ao valor normal de referência para idade é considerada a possibilidade de doença renal, sendo recomendado pelo a realização de outros exames para que seja concluído o diagnóstico, como exames de imagem e biópsia. Além disso, a partir dos valores obtidos de TFG, o médico pode verificar qual o estágio da doença e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Bibliografia >

  • REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS. Taxa de filtração glomerular estimada em adultos: características e limitações das equações utilizadas. Disponível em: <http://www.rbac.org.br/artigos/taxa-de-filtracao-glomerular-estimada-em-adultos/>. Acesso em 28 Nov 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Biomarcadores na Nefrologia. Disponível em: <https://arquivos.sbn.org.br/pdf/biomarcadores.pdf>. Acesso em 28 Nov 2019
  • SZWARCWALD, Célia L. et al. Valores de referência para exames laboratoriais de colesterol, hemoglobina glicosilada e creatinina da população adulta brasileira. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol 22. 2 ed; 2019
  • MALTA, Deborah C. et al. Avaliação da função renal na população adulta brasileira, segundo critérios laboratoriais da Pesquisa Nacional de Saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol 22. 2 ed; 2019
  • MCANINCH, Jack W.; LUE, Tom F. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 56-58.
  • GUYTON Arthur, HALL John. Tratado de fisiologia médica. 13º. Brasil: Elsevier, 2017. 353; 366-367.
  • DALTON, R. N. Creatinina sérica e taxa de filtração glomerular: percepção e realidade. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. Vol 47. 1 ed; 8-11, 2011
  • NATIONAL KIDNEY FOUNDATION. Estimated Glomerular Filtration Rate (eGFR). Disponível em: <https://www.kidney.org/atoz/content/gfr>. Acesso em 28 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem