5 benefícios da tapioca e como fazer (com receitas saudáveis)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
abril 2022

A tapioca é feita a partir da fécula da mandioca e é rica em amido, um tipo de carboidrato que fornece energia rápida para o organismo, sendo, por isso, interessante para ser usada como pré e pós treinos e por pessoas que gastam muita energia durante o dia, como trabalhadores rurais, de construção civil e carteiros, por exemplo.

Quando consumida em quantidades moderadas e junto com proteínas magras, como queijos brancos e ovos, e fibras, como chia ou linhaça, a tapioca pode ajudar na perda de peso, por ajudar a prolongar a sensação de saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia.

Existem diferentes tipos de tapioca, como goma, farinha, grãos, sagu, que são encontrados em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais, podendo ser usados em preparações como bolo, biscoito, crepioca, pão, cuscuz, pudim e pão de queijo.

Os principais benefícios do consumo da tapioca para a saúde são:

  1. Evita sintomas como diarreia, vômito e barriga inchada, comuns em pessoas com alergia ou intolerância ao glúten, porque não contém glúten;
  2. Facilita a digestão, por ser um alimento que é digerido rapidamente pelo organismo;
  3. Melhora a disposição física e mental, pois fornece ótimas quantidades de carboidratos para ao organismo;
  4. Pode ajudar na perda de peso, por conter amido resistente, um tipo de carboidrato que aumenta o tempo de digestão, diminuindo a fome ao longo do dia;
  5. Ajuda a manter a saúde dos ossos, porque contém cálcio, um mineral que participa da formação e manutenção dos ossos.

Além disso, por ter um sabor leve e neutro, a tapioca é um alimento muito versátil, que pode ser combinado com diferentes alimentos, podendo ser usada no café da manhã, no almoço, nos lanches ou no jantar.

Tapioca engorda?

Por conter amido resiste, um tipo de carboidrato que ajuda a prolongar a saciedade, a tapioca, quando combinada com proteínas magras e sementes, pode promover a saciedade, ajudando na perda de peso.

No entanto, por ser rica em carboidratos, o consumo de mais de 3 colheres de sopa por dia de tapioca favorece o aumento de calorias da dieta, podendo engordar. Além disso, recheios muito calóricos, como manteiga, queijo amarelo, geleia e manteiga de amendoim, também podem aumentar as calorias da tapioca, promovendo o ganho de peso.

Diabético pode comer tapioca?

Por ter alto índice glicêmico, a tapioca deve ser consumida sempre junto com grãos, sementes e proteínas, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e prevenindo situações, como resistência a insulina e diabetes.

Além disso, é importante também evitar recheios com açúcar na tapioca, como geleias e chocolates.

Quem tem gastrite pode comer tapioca? 

Pessoas com gastrite podem comer tapioca. No entanto, quem sofre com gastrite e má digestão deve evitar recheios muito gordurosos, preferindo versões mais leves, à base de frutas, vegetais e proteínas magras, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 30 g, o equivalente a 2 colheres de sopa de farinha de tapioca preparada com e sem manteiga:

Componentes

30g (2 colheres de sopa) de farinha de tapioca sem manteiga

30g (2 colheres de sopa) de farinha de tapioca com manteiga

Energia

88 kcal

104, 4 calorias

Proteínas

0,1 g

0 g

Carboidratos

21 g

19 g

Gorduras

0 g

3,27 g

Fibras

0 g

0 g

Cálcio

6,8 g

9 g

Potássio

9, 3 g

5,7 g

É importante lembrar que para se obter os benefícios com o consumo da tapioca é recomendado manter uma dieta equilibrada e variada e a prática regular de exercícios físicos.

Além disso, é importante também consumir quantidades moderadas de tapioca e priorizar preparações que contenham pouco teor de açúcar e gordura.

Como usar

De acordo com o tipo do amido, a tapioca pode ser usada em pães, bolos, crepioca, biscoito, mingau, pudim e pão de queijo.

Receitas saudáveis com tapioca

Algumas receitas naturais e saudáveis com tapioca incluem tapioca com queijo branco, pizza de tapioca e pão de tapioca.

1. Tapioca com queijo branco, morango e goji berry

Ingredientes:

  • 2 colheres de farinha de tapioca;
  • 2 fatias médias de queijo branco;
  • 1 colher de sopa de geleia de frutos vermelhos sem açúcar;
  • 2 colheres de sopa de morango picado e goji berry;
  • 1 ou 2 nozes em pedaços.

Modo de Preparo:

Preparar a tapioca numa frigideira sem adicionar óleos ou gorduras. Adicionar as fatias de queijo, espalhar bem a geleia e, por fim, adicionar a mistura de frutos e as nozes. Fechar a tapioca e servir.

2. Pão de tapioca

Ingredientes:

  • 500g de tapioca granulada;
  • 1 litro de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 4 ovos;
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 50g de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Em uma tigela, adicionar a tapioca, o sal e o leite, misturando bem. Cobrir essa mistura com um pano de prato, deixando descansar por 2 horas. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Adicionar os ovos e o queijo parmesão à massa, sovando com as mãos até ficar em um ponto que dê para modelar.

Dividir a massa em 12 bolinhas, deixando no formato que desejar. Forrar um tabuleiro com papel alumínio e colocar os pães. Levar ao forno para assar por 1 hora e 20 minutos. Deixar a amornar e servir.

3. Pizza de tapioca

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de tapioca;
  • 2 fatias de queijo muçarela;
  • 3 rodelas de tomate;
  • 1 fio de azeite;
  • Sal, orégano e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma bacia, juntar os ovos, a tapioca e o sal, misturando bem com um garfo. Aquecer bem uma frigideira, no fogão, e colocar a mistura. Tampar e deixar em fogo baixo até cozinhar e, depois, virar o outro lado para dourar. Colocar o recheio de queijo, tomate, orégano, pimenta e azeite, e, assim que o queijo derreter, transferir a pizza para um prato e servir.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em abril de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2022.

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Disponível em: <http://www.fcf.usp.br/tbca>. Acesso em 04 abr 2022
  • SILVA, A, Priscilla. Estudo do processamento e da qualidade física, físico-química e sensorial da farinha de tapioca. dissertação de mestrado, 2011. Universidade Federal do Pará.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 6 receitas de CAFÉ DA MANHÃ saudáveis para emagrecer

    29:23 | 599993 visualizações
  • 3 receitas incríveis para NÃO COMER PÃO

    07:20 | 588629 visualizações