Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar tamisa 20

O tamisa 20 é uma pílula anticoncepcional combinada que contém na sua composição 75 mcg gestodeno e 20 mcg etinilestradiol, dois hormônios femininos sintéticos que impedem o desenvolvimento de uma gravidez. Além disso, esta pílula também ajuda a reduzir a intensidade do sangramento, sendo recomendada para mulheres que sofrem de anemia por deficiência de ferro.

Este contraceptivo pode ser comprado nas farmácias convencionais com receita médica, sob a forma de caixas com 1 ou 3 cartelas de comprimidos, sendo que cada cartela corresponde a um mês.

Como tomar tamisa 20

Preço

O preço do tamisa 20 é de aproximadamente 20 reais para a caixa com 21 comprimidos, enquanto a caixa de 63 comprimidos, que dá para 3 meses, custa cerca de 50 reais.

Como tomar

Deve-se tomar 1 comprimido por dia durante 21 dias seguidos, preferencialmente sempre à mesma hora. Após os 21 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, durante a qual ocorrerá a menstruação. Após a pausa, deve-se iniciar a nova cartela no oitavo dia, independentemente de ter ocorrido sangramento menstrual ou não.

No caso de ser a primeira vez a tomar este anticoncepcional deve-se seguir as seguintes orientações:

  • Quando não se usava outro contraceptivo hormonal: tomar o primeiro comprimido no 1º dia da menstruação;
  • Quando troca de pílula: tomar o 1º comprimido logo após terminar a cartela anterior, sem fazer pausa;
  • Quando se usava DIU, implante ou injeção de hormônios: tomar o primeiro comprimido na data prevista para a próxima injeção ou remoção do DIU ou implante;

Para facilitar o uso, a pílula possui no verso inscrições com cada dia da semana, que ajudam a saber qual o comprimido que se deve tomar a seguir, devendo-se, para isso, seguir a orientação da setas, até terminar com todos os comprimidos.

O que fazer se esquecer de tomar

No caso de esquecimento até 12 horas após o horário normal, deve-se tomar o comprimido esquecido assim que lembrar, sem necessidade de utilizar outra forma contracepção.

Já se o esquecimento for superior a 12 horas deve-se tomar o comprimido assim que lembrar e utilizar outro método contraceptivo por 7 dias, como preservativo ou diafragma, especialmente se o esquecimento aconteceu na primeira ou segunda semana de uso da cartela.

Veja mais sobre o que fazer em caso de esquecimento.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, dor abdominal, aumento do peso, dor de cabeça, depressão, dor nas mamas, vômitos, diarreia, retenção de líquidos, diminuição da libido, urticária e aumento do tamanho das mamas.

Além disso, como em qualquer anticoncepcional, o tamisa 20 pode aumentar o risco de formação de coágulos, que pode causar trombose ou AVC.

Quem não deve tomar

Esta pílula anticoncepcional não deve ser usada por mulheres com histórico ou risco elevado de formação de coágulos, problemas no fígado ou sangramento vaginal sem causa aparente. Também não deve ser usado no caso de câncer dependente de hormônios, como câncer de mama ou ovário, assim como hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...