Sal amargo: o que é, para que serve e como usar

novembro 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais 
  4. Contra-indicações

O sal amargo é um medicamento que contém sulfato de magnésio na sua composição, sendo normalmente indicado para deficiência de magnésio no corpo, aliviar a prisão de ventre, ou reduzir a dor muscular.

Esse sal, também conhecido como sal de Epsom, pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de pó, para ser utilizado como suplemento alimentar, ou usado em banhos ou escalda pés, por exemplo.

Embora o sal amargo possa ser comprado sem receita médica, é importante que seja usado com indicação médica, pois possui pode causar complicações, além de ser contraindicado para crianças, mulheres grávidas ou por pessoas com diabetes, problemas renais ou cardíacos.

Para que serve

O sal amargo é indicado para deficiência de magnésio, ou para aliviar a prisão de ventre ou fazer a limpeza intestinal antes de procedimentos cirúrgicos, radiológicos ou colonoscopia, devido ao seu efeito laxante e purgativo.

Além disso, pode ser usado em banhos ou compressas para aliviar a dor muscular, artrite ou fibromialgia, por exemplo, devido ao seu efeito relaxante.

O sal amargo emagrece?

O sal amargo não emagrece, pois a função do sulfato de magnésio quando utilizado por via oral, é estimular o intestino e favorecer a eliminação das fezes, aliviando a prisão de ventre.

No entanto, como a prisão de ventre pode causar sintomas de inchaço abdominal, ao usar o sal amargo, e eliminar as fezes, a barriga pode ficar menos inchada, o que dá uma falsa sensação de perda de peso.

É importante ressaltar que o sal amargo não é indicado para o emagrecimento e seu uso deve ser feito somente com indicação médica.

Como usar

O sal amargo por via oral pode ser usado para aliviar a prisão de ventre, devendo-se diluir o sal em 250 mL de água filtrada e beber em jejum, de preferência de manhã, antes do café da manhã.

A dose normalmente recomendada do sal amargo para efeito laxativo intenso e imediado em adultos é de 5 g a 30 g do sal por dia, o que equivale a 1 colher de chá a 2 colheres de sopa. No caso de deficiência de magnésio, as doses devem ser orientadas pelo médico ou nutricionista, de forma individualizada. 

​O sal amargo deve ser tomado segundo indicações médicas e não deve passar da dose recomendada por dia e também não deve ser utilizado por mais de 2 semanas.

Outras formas de usar o sal amargo é fazendo banhos, compressas ou escalda pés. Veja como usar o sal amargo em banhos, compressas ou escalda pés.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do sulfato de magnésio são mínimos, podendo surgir diarreia, excesso de gases, dor de estômago ou desequilíbrio de eletrólitos no corpo, especialmente quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas ou por mais de 2 semanas.

Além disso, pode ocorrer hipermagnesemia ou intoxicação pelo magnésio, que pode ser percebido através de sintomas como vermelhidão no rosto ou no corpo, suor excessivo, perda dos reflexos, fraqueza muscular, respiração lenta, coma, parada respiratória e cardíaca. Nesses casos, deve-se procurar o pronto socorro mais próximo imediatamente, pois pode colocar a vida em risco. Saiba identificar todos os sintomas da hipermagnesemia

Quem não deve usar

O sal amargo não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas renais ou cardíacos, obstrução intestinal crônica, doença de Crohn, colite ulcerativa e outras inflamações do intestino.

Além disso, o sal amargo não deve ser usado por pessoas que utilizam o remédio digoxina.

O sal amargo não deve ser usado por mais de 2 semanas.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • PORTALATIN, M.; WINSTEAD, N. Medical Management of Constipation. Clin Colon Rectal Surg. 25. 1; 12–19, 2012
  • CATHARINENSE PHARMA. Sal Amargo. 2018. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Ficha-Tecnica-Sal-Amargo-Catarinense-Pharma-Consulta-Remedios.pdf?1596643519&embedded=true>. Acesso em 14 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • GUERRERA, M. P.; et al. Therapeutic uses of magnesium. Am Fam Physician. 80. 2; 157-62, 2009
  • SWAMINATHAN, R. Magnesium Metabolism and its Disorders. Clin Biochem Rev. 24. 2; 47–66, 2003
  • JAHNEN-DECHENT, W.; KETTELER, M. Magnesium basics. Clin Kidney J. 5. 1; i3–i14, 2012
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 145626 visualizações
  • SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

    10:15 | 872682 visualizações
  • LAXANTE NATURAL para soltar INTESTINO PRESO - receita fácil, rápida e deliciosa

    05:20 | 680186 visualizações
  • ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO PRESO

    05:15 | 146292 visualizações
  • O que fazer para soltar o Intestino Preso

    02:59 | 3981031 visualizações