Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Subir escadas: benefícios e quando faz mal

Subir e descer escadas é um bom exercício para favorecer a perda de peso, tonificar as pernas e combater a celulite. Esse tipo de atividade física queima calorias, sendo um bom exercício para queimar gordura e ao mesmo tempo fortalecer as coxas e o bumbum.

No entanto, para subir escadas de forma segura deve usar um tênis para caminhada ou corrida, já que possuem um bom amortecimento na sola, diminuindo o impacto nas articulações, e usar roupas confortáveis. Além disso, é importante não estar carregando peso apenas em um lado do corpo, pois assim é possível evitar que uma articulação seja sobrecarregada.

No caso de estar acima do peso, é importante ter cuidado ao subir as escadas, devendo essa atividade ser acompanhada por um profissional de educação física para que sejam evitadas lesões.

Subir escadas: benefícios e quando faz mal

Como usar as escadas para emagrecer

Subir e descer escadas ajuda no processo de perda de peso porque promove aumento da frequência cardíaca e do metabolismo, favorecendo a queima de gordura e o ganho de massa muscular. Porém, para isso acontecer é importante que seja mantido um ritmo constante e que seja feito com uma certa intensidade e frequência.

Inicialmente pode-se subir escadas num ritmo mais lento e aumentar o ritmo de forma progressiva para que se consiga queimar mais calorias e estimular a correntes sanguínea, o que traz mais benefícios para o sistema cardiovascular e ajuda a prevenir doenças, como infarto e AVC, por exemplo.

Outros benefícios de usar as escadas

Além de ajudar no processo de perda de peso, subir e descer escadas também tem outros benefícios para a saúde, sendo os principais:

  • Fortalecer os músculos das coxas e do bumbum;
  • Ajudar a combater a celulite e a má circulação;
  • Estimular a circulação sanguínea e proteger o coração;
  • Aumentar a sensação de bem-estar devido a liberação de serotonina no sangue;
  • Diminuir o estresse por ajudar a baixar os níveis de cortisol do sangue;
  • Diminuir o risco de trombose, osteoporose e fraturas;
  • Evitar a formação de varizes, já que melhora o retorno venoso;
  • Melhorar o condicionamento físico e a respiração.

Algumas orientações importantes para tirar o melhor proveito das escadas são: estar próximo do corrimão para se segurar, caso seja necessário, subir apenas 1 degrau de cada vez, não correr nas escadas enquanto não tiver um bom preparo físico, não carregar vários volumes nas mãos; não usar escadas com piso escorregadio.

Subir escadas faz mal?

Apesar de ser um ótimo exercício para emagrecer, o uso das escadas como forma de atividade física deve ser evitada por pessoas com alguma alteração no joelho como artrose ou condromalácia, por exemplo. Nesses casos a articulação encontra-se danificada e geralmente há fraqueza dos músculos da coxa, o que força ainda mais a articulação, podendo agravar a situação.

Outras situações que fazem com que o uso das escadas para exercício seja desaconselhado incluem os problemas cardíacos, como arritmia, de visão e as doenças respiratórias que dificultam a passagem do ar. Nesses casos é importante conversar com o médico antes de adotar as escadas como estilo de vida ou tipo de atividade física.

Subir escadas também pode ser desaconselhado principalmente no final da gravidez, porque nessa fase a mulher fica mais desequilibrada e pode cair, causando danos à sua saúde e também a do bebê.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem