Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Situs Inversus

O Situs inversus caracteriza-se por uma anomalia congênita autossômica recessiva, em que os principais órgãos do tórax e do abdômen se situam em uma posição espelhada em relação a topografia habitual, podendo, em alguns casos, ser acompanhada de outros defeitos.

A maioria das pessoas apresenta uma assimetria na disposição dos órgãos, em que o ápice cardíaco, o pulmão bilobulado, o estômago e o baço se situam do lado esquerdo e a veia cava, o pulmão trilobulado e o maior lobo do fígado se encontram do lado direito. Esta disposição dos órgãos é conhecida por situs solitus.

As pessoas que sofrem de situs inversus, apresentam uma disposição em espelho desta assimetria, que pode ser assintomática ou levar a complicações, como sinusite crônica e broncopneumopatia obstrutiva, que pode evoluir para um quadro de bronquiectasias difusas com degradação progressiva da função pulmonar.

O que é Situs Inversus

Tipos de Situs Inversus

O situs inversus pode ser classificado em vários tipos:

  • Situs inversus totalis, em que todos os órgãos localizados no tórax e no abdômen estão invertidos;
  • Situs inversus parcialem que só alguns órgãos estão invertidos;
  • Situs inversus abdominal, quando todos os órgãos situados na região abdominal estão invertidos;
  • Situs ambiguous, quando o fígado está localizado na linha média do corpo, o baço está ausente ou duplicado, ou quando há sinais de má rotação intestinal;
  • Dextrocardia, quando o coração se encontra do lado direito, em vez de estar do lado esquerdo do corpo.

Saiba quais as principais complicações da dextrocardia.

Quais os sintomas

Embora os órgãos estejam posicionados de uma forma diferente do normal, eles podem funcionar corretamente e não provocar sintomas, no entanto, existem casos em que pode ocorrer disfunção cardíaca ou uma condição pulmonar, que pode levar a uma bronquite crônica e sinusite.

Quando o situs inversus ocorre associado a outras condições como Sindrome de Kartagener ou discinesia ciliar primaria, podem-se manifestar outros sinais e sintomas. Veja como identificar a síndrome de Kartagener.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico consiste na avaliação física e auscultação da pessoa, pelo médico, e na realização de meios de diagnóstico, como raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia.

Como é feito o tratamento

Em casos em que o situs inversus não cause sintomas, pode não ser necessário realizar tratamento. Em casos em que estejam outras condições associadas, o tratamento vai depender dos sinais e sintomas que se manifestarem.

Geralmente, a cirurgia para reposicionar os órgãos não é recomendada.


Bibliografia

  • MARQUES, Pedro; MOURA, Carla et al.. SITUS INVERSUS NA CRIANCA , - MANIFESTACÕES , OTORRINOLARINGOLÓGICAS . Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia. 44. 4; 365 - 376, 2006
  • ALMEIDA, Gustavo L. G.; FERNANDES, Luiz C.M.. Dextrocardia em Situs Inversus - O Errado Pode Estar Correto. Revista Brasileira de Cardiologia. 24. 3; 192 - 195, 2011
  • HEALTHLINE. Situs Inversus. Link: <www.healthline.com>. Acesso em 16 Abr 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem